De volta, avião do governo estadual vai auxiliar ações humanitárias no Amapá

Depois de ser recuperada, aeronave está disponível no hangar do governo do Estado, em Macapá.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Após seis meses de manutenção em Uberlândia (MG), o avião Bandeirante do Governo do Estado do Amapá (GEA), que estava parado há mais de seis anos, voltou a operar desde quinta-feira (30). A aeronave já está disponível para atender a ações humanitárias e emergenciais do Estado, e outras necessidades governamentais.

A manutenção custou cerca de R$ 200 mil e incluiu reestruturação interna, manutenção de planos de voo, avaliação e checagem de horas de voo dos pilotos, além de contratação de manutenção e combustível, conforme exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O Embraer 110 – P1, modelo Bandeirante, versão executiva, tem capacidade para 10 passageiros e carregamento de carga. O avião foi adquirido na década de 1980 e é o único da frota estadual ainda em atividade.

De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap), a reativação da aeronave representa economia aos cofres públicos com serviço de transporte aéreo. Estima-se que o custo mensal do Bandeirante seja de R$ 400 mil, preço abaixo dos serviços fretados disponíveis no mercado atualmente para o mesmo período.

O Bandeirante também pode ser adaptado para transportar pacientes. Nesse caso, a aeronave tem capacidade para quatro macas e respectivos acompanhantes, além de dois médicos.

O governo tem outro avião Bandeirante, que tem capacidade para 12 passageiros. No entanto, a aeronave passa por uma avaliação que decidirá pela manutenção ou pelo leilão.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!