Moradores ‘chacotam’ estátua de ícone da cultura do Amapá

No lugar da cabeça da estátua foi colocado um capacete, no da flauta uma garrafa de cachaça. Conjunto Mestre Oscar fica na zona norte de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

A homenagem a um dos maiores ícones da cultura musical do Amapá, a estátua do Mestre Oscar Santos, vem sendo tratada com total desrespeito por vândalos que residem no próprio Conjunto Residencial, que fica na zona norte de Macapá.

Para completar a chacota, agora vestem diversas camisas de times de futebol na estátua. Fotos: Rodrigo Indinho/SN

Postagens sobre a ridicularização do símbolo têm sido cada vez mais frequentes nas redes sociais. O portal SelesNafes.Com foi ao local, nesta sexta-feira (24), e constatou que o desrespeito continua. No lugar da cabeça da estátua foi colocado um capacete. A flauta, que foi roubada, deu lugar a uma garrafa de cachaça.

Para completar a chacota, a estátua passou a ser vestida com camisas de times de futebol. Populares relataram que, até a tarde de quinta-feira (23), havia uma camisa do Clube Vasco da Gama na estátua. Por volta de 18h30min, uma mulher que trabalha na Prefeitura de Macapá, tirou a camisa.

A estátua fica próxima à caixa d’água do Conjunto Mestre Oscar, no perímetro entre a Alameda Andorinha e Avenida Sentinela Nortente.

Keila Brito, de 38 anos, reside no Conjunto há seis anos. Ela relata que a estátua vem sendo violada há bastante tempo, como forma de protesto em reivindicação por melhorias no bairro. Conduto, ela reprova o tipo de manifestação.

Keila Brito diz que chacota é manifestação por melhorias para o conjunto residencial

“Eles [poder público] não vêm cuidando de problemas que a gente sofre há 6 anos, como a falta de água e limpeza, imagine da estátua, coitada. Aqui era tudo bonitinho, tinha a estátua, letra da música e agora o povo fica avacalhando para ver se alguém toma alguma providência mesmo. É lamentável, mas eles acham necessário. Acho que poderia ser feito de forma pacífica, sem precisar destruir”, relatou.

Para a dona de Valdilene Gama, de 33 anos, o desrespeito retrata o “verdadeiro estado de abandono” do Conjunto Mestre Oscar. Ela diz que também não aprova a ação, no entanto, considera uma forma de chamar a atenção do poder público.

Valdilene Gama não aprova a ação, mas diz que é uma forma de chamar a atenção do poder público

“Só depois dessa avacalhação que eles vieram enxergar a gente aqui. É uma brincadeira de mau gosto, mas pelo menos, assim, temos voz para dizer que aqui está faltando tudo, de água a saúde, e que vivemos abandonados. Bora ver se com essa repercussão alguém vai olhar e fazer algo por nós”, protestou.

O grande Mestre Oscar

Oscar Santos (1905 – 1976) foi um dos mestres da música amapaense, popularmente conhecido como Mestre Oscar, também é considerado um dos maiores educadores musicais da Amazônia.

Foi com a dedicação ao ensino de todos os instrumentos na área de sopro, percussão, violão, violino, entre outros, que ele desencadeou uma revolução na educação musical do então Território Federal do Amapá.

A estátua fica próxima à caixa d’água do Conjunto Mestre Oscar, no perímetro entre a Alameda Andorinha e Avenida Sentinela Nortente

O que diz a prefeitura

A estátua do Residencial Mestre Oscar já passou por três restaurações, e, mesmo assim continua sofrendo com a ação de vândalos. Uma nova restauração está prevista e a Fundação Municipal de Cultura está fazendo o levantamento de custo para a realização do serviço.

O que diz a Caesa

Segundo a Caesa, o conjunto Mestre Oscar tem dois poços, porém a vazão de água não é suficiente

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) informa que o conjunto Mestre Oscar tem dois poços, porém a vazão de água não é suficiente para atender todo o conjunto. A solução é construir um terceiro poço, mas como não é uma área que pertence à companhia, a PMM estará cedendo para construção. As tratativas já estão ocorrendo.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!