Taxa de desocupação recua no Amapá no 2º trimestre, diz IBGE

Estado continua tendo a segunda taxa mais elevada do país, segundo o instituto, com estimativa de 68 mil pessoas desocupadas
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O Amapá registrou, no segundo trimestre de 2019, o menor percentual de desocupação desde 2017. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Apesar do recuo, a taxa de desocupação amapaense ainda é considerada a segunda mais alta do país, de acordo com o instituto.

Segundo o IBGE, a taxa de desocupação no Estado foi de 16,9% entre abril e junho deste ano. Entende-se como taxa de desocupação o percentual de pessoas desocupadas em relação às pessoas na força de trabalho. 

Em comparação ao trimestre anterior, relativo ao período entre janeiro e março, o resultado é 3,3% menor. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, a diferença é de 4,4% para menos. 

A PNAD estima que havia no Amapá 68 mil pessoas desocupadas no último trimestre. 

Em relação ao nível de ocupação, o registro foi de 52,5% de pessoas ocupadas em idade de trabalhar (com 14 anos ou mais na data de referência). O resultado significa que, do total de 640 mil pessoas em idade de trabalhar, 336 mil estavam ocupadas. O crescimento foi tanto frente ao trimestre anterior (49,3%), como em relação ao mesmo trimestre do ano passado (47,7%).

Do total de ocupados no último trimestre, 9 mil eram de empregadores; 118 mil declararam-se trabalhadores por conta própria; 102 mil eram empregados do setor privado, exceto trabalhadores domésticos; 20 mil eram de trabalhadores domésticos; e 71 mil eram do setor público.

Foto de capa: arquivo SN/ilustração

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!