Em reunião com ministros, governadores pedem bases de monitoramento

Encontro reuniu governadores e ministros do Meio Ambiente, Agricultura e Casa Civil. Foto: Divulgação/Secom
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Em reunião com ministros do Meio Ambiente e da Agricultura, o presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, o governador do Amapá Waldez Góes (PDT), sugeriu a criação de bases de monitoramento e de um plano permanente de ações de proteção e desenvolvimento sustentável para região. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (2), em Belém (PA), e mobilizou os governadores da Amazônia Oriental.

Os governadores da Amazônia se reuniram com uma comitiva formada pelos ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil); Ricardo Salles (Meio Ambiente); Fernando Azevedo (Defesa); Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); e Jorge Oliveira, (Secretaria Geral da Presidência da República).

Apesar das consequências ambientais geradas pelos incêndios, Waldez avaliou que essa é a oportunidade de estabelecer uma agenda permanente para a Amazônia. Ele defendeu a proposta do governador do Pará, Jáder Barbalho, de criar uma “sala de situação”.

“Precisamos criar bases de monitoramento integradas entre os estados, fortalecer as fiscalizações e punir os responsáveis pelo desmatamento ilegal da Amazônia, que ocorre o ano todo”, explicou o presidente do Consórcio.

Waldez pediu que os ministros levem em consideração, durante o planejamento estratégico, a governança territorial e ambiental, infraestrutura, economia verde e serviços públicos. Essa proposta já havia sido entregue pelos governadores ao presidente Jair Boslonaro durante encontro na semana passada.

Uma reunião nesta terça-feira (3), em Manaus (AM), continuará discutindo o assunto.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!