Livro sobre a “República do Cunani” é lançado em Macapá

Obra que fala sobre os selos e história da República do Cunani foi editada pela gráfica do Senado
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Seu Ranulfo dos Santos Alves, de 72 anos, viveu a vida inteira no Cunani. Seus pais também eram de lá, assim como seus avós. Ter a vida da sua vila contada em livro, é motivo de orgulho.

“Hoje temos uma população bem reduzida, até porque a gente foi esquecido, não tinha transporte, não tinha como a população sobreviver lá. Aí as crianças foram crescendo, começaram a sair pra Calçoene, para Macapá para estudar. A única história que a gente estudava na infância era a história do Brasil, e agora a gente tá tendo essa história nossa, dos meus pais e avós sendo resgatada. Que ótimo, daqui a pouco são os nossos próprios filhos que saíram para estudar que vão contar essas histórias pra gente”, comentou o sorridente agricultor.

Na noite deste sábado (14), no salão de uma livraria no Amapá Garden Shopping, na zona sul de Macapá, o senador Randolfe Rodrigues lançou o livro “Os selos postais da República do Cunani”, do historiador alemão Wolfgang Baldus.

Publicado pela editora do Senado Federal, cujo conselho editorial é presidido pelo senador amapaense e formado por outros artistas da terra, o livro conta parte de um inusitado período de disputa entre Brasil e a França, que vai para muito além das já conhecidas batalhas políticas e militares do Contestado.

Agricultor Ranfulfo, sorridente com o livro que fala sobre suas origens. Foto: Marco Antônio P.Costa

Bandeira da República do Cunani; Foto: Ascom

Das táticas e estratégias mais variadas utilizadas nessas batalhas, talvez a mais sui generis delas tenha sido a fundação da “República do Cunani”, pelos franceses, no município de Calçoene, centro do Amapá.

A pequena “república” teve uma vida efêmera, mas nem por isso pouco importante. Brasões oficiais, bandeira, moeda própria e outros itens essenciais aos países ganharam vida e são peças de museus e alvos de estudos científicos que ajudam a contar nossa história.

Parte dessa história pode ser contada através dos selos oficiais, os selos postais que a República do Cunani emitiu à partir do ano de 1885 e que agora, por conta das comemorações de 76 anos de fundação do Território Federal do Amapá, estão disponíveis em livro.

“Lutamos para ser Brasil”

O senador Randolfe Rodrigues autografou exemplares do livro e contou que desde quando soube dos estudos de Wolfgang Baldus teve a intenção de publicá-los para conhecimento público dos amapaenses.

“Por acaso veio cair para nós, como tudo que acontece na vida, tem seu momento e seu destino, possibilitou nós estarmos lançando e apresentando para todos os amapaenses. É um capítulo, uma história não contada da nossa história”, comentou o senador ao Portal SelesNafes.Com durante a sessão de autógrafos.

Randolfe ainda comentou sobre o conteúdo e a importância histórica da obra.

Ouça o áudio aqui

O livro tem distribuição gratuita e estará disponível nas bibliotecas e escolas públicas do estado e dos municípios.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!