Amapá defende monitoramento integrado da Amazônia em evento no Vaticano

Proposta foi discutida durante reunião do Fórum Global dos Governadores para Clima e Floresta (GCF) no Vaticano. Propositura foi debatida pelos governadores Hélder Barbalho (PA), Waldez Góes (AP) e Wilson Lima (AM).
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

No segundo da 1ª Cúpula dos Governadores da Pan-Amazônia, que ocorre desde a segunda-feira (28) na cidade-estado do Vaticano, na Itália, os representantes brasileiros e de outros países se reuniram no Fórum Global dos Governadores para Clima e Floresta (GCF) para debater estratégias para combater o desmatamento na região amazônica.

Na ocasião, o governador do Amapá e presidente do Consórcio Sustentável da Amazônia, Waldez Góes, propôs a criação de uma central de monitoramento integrado para o combate ao desmatamento e às queimadas em toda região.

“A gente tem falado muito sobre dar prioridade ao monitoramento, controle e fiscalização. Inclusive, a proposta é criar uma central integrada com a presença do poder público e as organizações sociais para que a gente possa controlar o desmatamento, e, caso aconteça, que a gente possa chegar até os responsáveis”, defendeu Waldez.

O projeto defendido pelo representante amapaense endossa a proposta dos governadores dos estados da Amazônia Legal de focar no financiamento para o monitoramento, controle e fiscalização do desmatamento na região, sem afetar o modelo de vida das populações tradicionais e indígenas.

O GCF é uma força tarefa subnacional estabelecida com base em um memorando de entendimentos, assinado em 2008, que promove a cooperação em inúmeros assuntos relacionados à política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa.

O fórum é formado por 38 estados e províncias do Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Nigéria e Peru, que trabalham para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!