“Agora terei as minhas redes sociais”, diz moradora do abrigo São José

Equipamentos de um programa nacional foram entregues para serem usados pelos idosos
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Com a curiosidade de aprender sobre a China, Japão e Egito, dona Fátima Valente, de 60 anos, finalmente está conectada. Moradora do abrigo São José, a idosa viu nesta segunda-feira (11) chegarem os kits do “Programa Viver: envelhecimento ativo e saudável’, que busca inserir a pessoa idosa no mundo digital.

“Achei uma coisa muito boa, que não tínhamos. Então, quando estivermos tristes, chorando ou se sentindo sozinho e pensando besteira, a gente vem se distrair aqui na sala de computação e entrar no mundo da tecnologia. Amei, agora terei minhas redes sociais”, comentou.

O programa também busca a inserção na área da educação financeira, dos direitos, da saúde, da mobilidade física, integrando a pessoa idosa na família, na comunidade, preservando autonomia e protagonismo dos idosos.

Sala de computação serpa usada apenas pelos idosos. Fotos: Rodrigo Índio

Alguns idosos passam o dia sem atividades

Os 10 kits contém computadores, webcams, um projetor de imagem e uma impressora. Os equipamentos estão sendo distribuídos pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa após adesão do governo do Estado.

“Nós trabalhamos também dentro do envelhecimento ativo e saudável. Agora é uma semente, parece pouco, mas estamos levando para o Brasil essas sementes para que os próprios estados e municípios comecem a trabalhar essa política fazendo com que o Estatuto do Idoso seja cumprido”, enfatizou o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Fernandes Toninho Costa.

A secretária de Inclusão e Mobilização Social, Albanize Colares, disse que a ideia é conveniar com órgãos estaduais de tecnologia para que jovens servidores possam ir ao abrigo ensinar os idosos a operar os equipamentos.  

Secretário Nacional Antônio Costa

Secretário Nacional Antônio Costa: uma semente

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!