Check-up do ICCA: Nutricionista afirma que é possível perder 4 quilos bebendo água

Luiz Dias, especialista em nutrição esportiva, diz que é melhor beber água filtrada do que água mineral
Compartilhamentos

INFORMATIVO PUBLICITÁRIO

O nutricionista Luiz Paulo Dias é pós-graduado em nutrição esportiva, e está se especializando também em nutrição oncológica, voltada a pacientes com câncer. Membro da equipe de check-up do Instituto Cristão de Cardiologia do Amapá (ICCA), ele conversou com o Portal SelesNafes.Com e fez importantes revelações sobre o consumo de água.

Dias estará junto com toda a equipe do ICCA no próximo sábado (14), em mais um dia de check-up do ICCA.

Além de nutricionistas, os pacientes conveniados a planos de saúde e particulares poderão encontrar especialistas em cardiologia, otorrinolaringologia, ginecologia, clínico geral, oftalmologia, fonoaudiologia, fisioterapia, ortopedia, dermatologia e gastroenterologia, e ainda os principais e mais modernos exames de imagem e laboratório.

(Agende seu check-up no ICCA: 3224-3317 e 99144-0033)

O consumo de água tem um papel fundamental na perda de peso?

Com certeza. O nosso corpo é composto em boa parte de água e precisa disso para funcionar. Os órgãos que mais precisam de água são coração, cérebro, os músculos, rins, fígado…Quem pretende perder peso e ganhar massa muscular primeiro precisa corrigir o consumo de água. Isso varia de 40 ml a 50 ml por quilo corporal. Tudo é questão de hábito. Quem bebe menos de dois litros por dia, dificilmente consegue atingir a meta de perder peso.

Adquirir o hábito da garrafinha…

…E aumentar a ingestão ajuda a eliminar até 4 quilos

Algumas pessoas acham absurdo beber 3 litros de água por dia. Qual o melhor meio de criar esse hábito?

A melhor maneira é transforma isso para a garrafa. Se a garrafa tiver 1 litro, o paciente vai ver que é fácil tomar uma de manhã, outra a tarde e outra à noite.

É verdade que as pessoas passam a sentir sede quando começam a ingerir bastante água?

Acaba virando um costume, uma necessidade. Mas a sede é um sinal de desidratação. No exame físico é possível ver a desidratação do paciente, com a pele ressacada, principalmente no cotovelos e tornozelos.

Como a água age para ajudar na perda de peso?

No nosso corpo nós temos a água intracelular, e a água extracelular, que é a retenção de líquido. Quando fazemos o exame no paciente, geralmente além da gordura ele tem essa água extracelular, que provoca o inchaço. É uma água ruim. E para eliminar ela é preciso ingerir mais água. Isso pode provocar uma perda de peso de 3 a 4 quilos só de água retida. Essa água ruim provoca até a elevação da pressão arterial.

Existem algumas franquias que vendem água alcalinizada. Até onde isso funciona, ou é mito?

De fato, funciona. Aqui no Norte a maioria dos casos de câncer de estômago está relacionada à acidez da nossa água e da farinha que é popular, mas muito ácida. A nossa água geralmente atinge 3,95 de PH. É muito ácida. No Sul e Sudeste a água já tem PH de 7 a 8. Aqui, é melhor tomar água filtrada do que mineral. A água mineral da região norte é muito ácida.

(Agende seu check-up no ICCA: 3224-3317 e 99144-0033)

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!