Após denunciar confisco, senador cobra respiradores para UTI’s no Amapá

Aparelhos estavam sendo adquiridos pelo governo do Estado, mas empresa teria comunicado que envio não seria feito
Compartilhamentos

Para reaver 25 aparelhos respiradores para o Amapá, que a União teria declarado que o Estado não teria direito, o senador Randolfe Rodrigues (REDE) e o advogado Ruben Bemerguy ingressaram com ação popular, nesta quarta-feira (25), na Justiça Federal. 

O parlamentar chegou a falar em uma rede social sobre o caso e classificou que o Ministério da Saúde estaria confiscando os respiradores, avaliados em R$ 1,2 milhões. O material estava sendo adquirido pelo governo do Estado para equipar UTI’s para o enfrentamento ao coronavírus.

Randolfe disse também, pelo Twitter, que o caso se tratava de uma retaliação do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), aos governadores que tem questionado seu comportamento diante da pandemia.

Parlamentar falou sobre o caso em rede social. Imagem: reprodução

Quem informou o parlamentar sobre o Estado não ser contemplado com os ventiladores pulmonares foi a empresa Intermed Equipamento Medico Hospitalar LTDA.

“Trata-se de uma medida errática e indecente do Governo Federal, que busca deixar a população do Amapá à própria sorte. Não se pode ser conivente com isso”, diz um trecho da ação.

O parlamentar argumenta na ação que a saúde no Amapá tem a menor proporção de leitos de UTI do país: 1,03 para cada 10 mil habitantes, sendo dessas somente 0,33 do Sistema único de Saúde (SUS). A relação, segundo Rodrigues, representa 12% da demanda esperada de pacientes graves, conforme a experiência de outros países. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!