Com medo do covid-19, agricultores fecham comunidade no interior do Amapá

PMs tentaram convencer moradores a liberar acesso
Compartilhamentos

Por SELES NAFES 

Com uma cerca de arame farpado e um portão, moradores do assentamento do Piquiá, a 32 km da sede do município de Amapá, no norte do Estado, fecharam o único acesso para visitantes. Os agricultores alegam que tomaram a medida para evitar contágios do novo coronavírus.

A comunidade é famosa na região pelo Festival do Açaí, o principal produto cultivado pelas mais de 100 famílias do assentamento.

Policiais militares chegaram a ser chamados para argumentar com os moradores sobre a ilegalidade da medida, mas os agricultores foram irredutíveis.

PMs tentaram convencer os agricultores a retirar o portão. Fotos: Moroni Guimarães

Assentamento fica a 32 km da sede do município de Amapá

“Eles levaram sabão, água e outros produtos para o portão fazer a desinfecção de produtos que entram e saem da comunidade. Só deixaram eu entrar para buscar minhas coisas na escola”, relatou Moroni Guimarães, que é professor na comunidade.

Não é a primeira comunidade a tomar essa medida por conta própria. Na semana passada, indígenas das aldeias waiãpi também fecharam a BR-210 com uma cerca e um portão de madeira com medo do novo coronavírus. A ordem é não deixar visitantes entrarem e nem os próprios moradores das aldeias saírem. Só as equipes de saúde e da Funai têm acesso.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!