Banda larga: governo federal lança o “Norte Conectado”, que começa por Macapá

Programa recebeu recursos de emenda do senador Davi Alcolumbre (DEM)'
Compartilhamentos

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), lançou nesta terça-feira (1º) o programa “Norte Conectado”, que começará por Macapá graças a uma emenda do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM). O parlamentar participou da cerimônia de lançamento no Palácio do Planalto.

O Norte Conectado prevê a construção de uma infraestrutura de telecomunicações em fibra ótica, com capacidade superior a 100 gibabytes por segundo, além da instalação de pontos de acesso à internet banda larga por satélite.

A parceria entre Ministério das Comunicações, MEC, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com apoio do presidente do Senado, levará conexão banda larga e infraestrutura de telecomunicação para a região. O projeto embrião do programa foi feito pela equipe de gabinete do senador, dois anos e meio atrás, ou seja, antes de ser presidente do Senado.

Davi destinou R$ 6,1 milhões para o programa.

“Estamos virando a página e inaugurando um novo capítulo na história de milhões de brasileiros, que vivem na região Norte, os pescadores, os ribeirinhos… É um novo mundo de possibilidades, com interação, educação e qualidade. E a minha alegria é ainda maior porque a primeira fase do programa vai interligar Macapá aos municípios de Alenquer, Almeirim e Santarém, no Pará; alcançando 950 mil habitantes, 165 escolas, além de tribunais e hospitais.

Cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto

O senador defendeu o diálogo entre setores públicos.

“Ainda em 2017, em reunião com o Exército, eu compreendi o que significava a região Norte conectada, e a importância disso para 25 milhões de brasileiros que vivem lá. A vida é difícil para os nortistas, daí a importância da presença do Estado. São os atores políticos que precisam dar condições estruturantes para garantir educação, saúde, pesquisa, conectividade e desenvolvimento. Só existe um caminho: o caminho do diálogo, do entendimento e da conciliação. Aqui está a prova de que, quando há união de propósitos, as instituições se juntam e o Brasil avança mais rápido”.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!