Em votação apertada, vereadores da capital decidem retomar sessões presenciais

Requerimento que pede retorno foi apresentado pelo vereador Dudu Tavares (PDT)
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Numa votação bem dividida, os vereadores de Macapá decidiram voltar às sessões presenciais. Requerimento neste sentido, apresentado pelo vereador Dudu Tavares (PDT), foi aprovado por 11 votos a 9, nesta terça-feira (27). Desde 9 de março as sessões têm sido realizadas em uma plataforma online. 

O parlamentar justificou afirmando não ser justo que os vereadores permaneçam em sessões virtuais, enquanto apoiam a retomada das aulas presenciais na rede pública.

“Como esta Casa de Leis está discutindo o retorno presencial dos estudantes, professores e demais profissionais da educação, não é justo que os nobres vereadores decidam de suas casas sobre a vida daqueles que poderão retornar à normalidade. Se as aulas podem voltar, é justo que os representantes do povo também retornem”, ponderou.

O vereador disse também acreditar que algumas crianças poderão encontrar dificuldades para seguir as medidas sanitárias, como o distanciamento de outros colegas. Dudu Tavares tem se manifestado contrário ao retorno das aulas presenciais, enquanto os servidores da educação não forem vacinados.

Sessão presencial em fevereiro. Foto: Marco Antônio P. Costa

Outros vereadores se manifestaram contrários ao retorno das sessões presenciais, como Janete Capiberibe (PSB).

“Eu serei voto vencido, mas me curvarei à maioria. Mesmo sabendo da falta de vacinas em Macapá. Isso com a terceira onda da covid-19 que virá em junho, e será terrível, eu deixo essa consideração”, disse a parlamentar.

“Precisamos ter cautela. O vereador Dudu está correto, mas antes a gente precisa dar uma reunida, os 23 vereadores, e avaliar com muita maturidade”, disse o vereador Claudiomar Rosa (Rede)

Mesmo com requerimento aprovado, o retorno não será imediato. O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Dias (PPS), vai definir a data de retomada e a forma como ela ocorrerá. Pode ser que a CMM, que tem 23 vereadores, adote o modelo híbrido, a exemplo do que ocorre em outras casas legislativas.

A próxima sessão, na quinta-feira (29), ainda será online.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!