Embaixada da França pautará reabertura da fronteira com Amapá

Medida foi confirmada após reunião no ultimo dia 26 articulada pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE)
Compartilhamentos

A reabertura para a livre circulação de pessoas na fronteira franco-brasileira no norte do Amapá – que foi fechada por causa da pandemia – deverá entrar em pauta nos próximos dias com a prefeitura do departamento francês.

A informação foi confirmada pela Embaixada da França no Brasil ao senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) em documento enviado na quarta-feira (11) pela embaixadora Brigitte Collet.

Ela informou, ainda, que a França decidiu admitir os estudantes brasileiros em território europeu, mesmo os não vacinados que serão submetidos a um protocolo sanitário que facilitará inclusive que sejam imunizados.

O pedido sobre a circulação de pessoas foi feito a Randolfe por representantes da comunidade e do setor econômico de Oiapoque, município a 590 km de Macapá, quando o parlamentar cumpriu agenda na cidade.

No último dia 26, Randolfe Rodrigues reuniu com a Embaixadora Brigitte Collet e levou o pleito para a representante da França.

“Quero agradecer a boa vontade do governo francês para conosco. Nós também vamos dar continuidade às tratativas para conseguir o quanto antes a liberação total da livre circulação da fronteira entre a Guiana Francesa e o Amapá, a partir do cumprimento de todos os protocolos sanitários que nós sempre defendemos. Agradeço também a condescendência com nossos estudantes que agora poderão continuar seus estudos”, agradeceu o senador.

Parlamentar do Amapá recebeu a mais alta comenda francesa

Comenda

O presidente da França, Emannuel Macron, concedeu, no último dia 20, a comenda Légion d’honneur, a mais alta distinção da França e uma das condecorações mais famosas do mundo​, ao senador Randolfe Rodrigues.

O governo francês afirma que a condecoração é um reconhecimento pela atuação do parlamentar no enfrentamento da Covid-19 no Brasil, por sua “defesa fervorosa” do meio ambiente e do Acordo de Paris, além da defesa da educação.

A comenda foi instituída por Napoleão Bonaparte em 1802 e representa a ordem máxima do país. Poucos estrangeiros já a receberam. Dentre os brasileiros, desde 1804, estão D.Pedro II, Marquês de Sapucaí, Visconde do Rio Branco, e os presidentes Epitácio Pessoa, Juscelino Kubitschek, Gaspar Dutra e Fernando Henrique.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!