Protesto pede expulsão e punição de policiais envolvidos em mortes de inocentes em Santana

Manifestação foi pacífica e percorreu ruas e avenidas da cidade onde ocorreu o caso, a 17 km de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Emocionados, com balões brancos e camisas personalizadas, familiares e amigos dos comerciantes Helklison da Silva e Rafael Almeida – padrasto e enteado, de 38 e 19 anos respectivamente – percorreram as vias do município de Santana na manhã desta sexta-feira (17) em protesto contra a ação policial que resultou na morte de ambos.

As investigações apontam que, na noite da sexta-feira anterior, dia 10, eles foram mortos com diversos tiros na cabeça e pelo corpo quando voltavam de um dia de trabalho e acabaram sendo atropelados por um carro que estava sendo perseguido por equipes do 4º Batalhão da PM.

Segundo os manifestantes, o ato de hoje cobra posicionamento da Polícia Militar sobre o ocorrido, expulsão dos militares envolvidos na ocorrência, além de punição judicial severa.

De acordo com Paulo Henrique, cunhado e tio das vítimas, a família vê o caso como execução, e não fatalidade.

Familiares e amigos participara…

… do protesto

Paulo: “Isso não vai ficar no esquecimento, a família é corajosa”. Fotos: Rodrigo Índio/SN

“Isso não vai ficar no esquecimento, a família é corajosa. Estou com uma irmã [esposa e mãe das vítimas] em casa enlutada e que precisa de psicólogo. Nossa voz não vai se calar até que as pessoas da guarnição irresponsável e despreparada sejam responsabilizadas. Queremos expulsão”, detalhou.

Paulo lembra, ainda, que testemunhas do local relataram que padrasto e enteado, que estavam de bicicleta, foram atingidos pelo veículo em fuga, levantaram as mãos [sinal de rendição] e mesmo assim foram baleados.

Carreata percorreu….

… ruas e avenidas…

… até a sede da PM onde os policiais envolvidos estão lotados

“Fica difícil dormir sabendo que foi pedido misericórdia, que foi pedido clemência e mesmo assim não foi atendido (…) as consequências disso daqui não foi apenas a execução das duas pessoas, está sendo levado para a família. Minha irmã perdeu marido e filho, e meu outro sobrinho perdeu a referência (…) que as pessoas se sensibilizem por essa causa”, acrescentou Paulo.

A manifestação enfatizou durante todo ato que não estava julgando a instituição, ao contrário, que respeitava o trabalho desenvolvido pela PM em Santana. Com base nisso, eles dizem estar confiantes numa ação mais firme para punir os responsáveis.

Manifestantes dizem estar confiantes numa ação mais firme para punir os responsáveis

A carreata teve concentração no cruzamento da Avenida Das Nações com Rua Everaldo Vasconcelos, onde ocorreu o caso. Depois, seguiu até a frente da sede do 4° Batalhão e terminou em frente ao Fórum da cidade.

A Polícia Civil pediu na última quinta-feira (17) a prisão dos policiais envolvidos no caso. Também é investigada a possibilidade da ocorrência ter resultado na morte de outro inocente.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!