Por SELES NAFES, de Macapá (AP)
O Conselho Regional de Medicina do Amapá (CRM-AP) impediu que um biomédico realizasse procedimentos de preenchimento peniano nas dependências de uma clínica médica e odontológica de Macapá. Os atendimentos estavam previstos para os dias 17 e 18 de agosto, mas não ocorreram depois que o estabelecimento foi notificado pelo Conselho. Segundo o CRM, o profissional não é médico. Procurada, a defesa do biomédico se manifestou sobre o assunto. Leia aqui a nota do CRM.
A entidade não divulgou o nome do profissional, mas o Portal SelesNafes.Com apurou que se trata do biomédico Thiago Costa. Nas redes sociais e em anúncios de divulgação, ele apresenta de maneira explícita e com bom-humor os supostos resultados de procedimentos de aumento da espessura do pênis. Em uma das chamadas publicitárias, a promessa era de um “pau mais grosso”. Também há divulgação de procedimentos já agendados durante todo o restante de agosto em cidades como Parauapebas, Paragominas, Santarém e Marabá, todas no Pará, além da própria capital.

Um dos anúncios no Instagram do biomédico…

….que se identifica como “Dr” Thiago Costa, especialista em Estética Avançada

Promessa de sucesso no procedimento
O CRM procurou a direção técnica da clínica em Macapá, pedindo esclarecimentos sobre a habilitação do profissional e a natureza dos procedimentos que seriam realizados no estabelecimento. Em resposta, a clínica informou que o biomédico não fazia parte de seu corpo clínico e não possuía vínculo permanente com o estabelecimento. Além disso, havia apenas um pedido para cessão pontual de um consultório nos dias 17 e 18 de agosto. Após receber a notificação do CRM, a direção decidiu suspender a disponibilização do espaço, impedindo que os procedimentos fossem realizados no local.
O conselho classificou a intervenção como uma “ação preventiva de fiscalização do exercício profissional”, especialmente por envolver procedimento em região íntima masculina.

A entidade também orientou pacientes a verificarem a qualificação de profissionais antes de se submeterem a procedimentos médicos. A recomendação é consultar se o profissional possui registro ativo como médico e, quando necessário, Registro de Qualificação de Especialista (RQE) na área correspondente. A consulta pode ser feita gratuitamente nos canais oficiais dos conselhos de Medicina.
O outro lado
O Portal SelesNafes.Com procurou o biomédico, mas ele não quis comentar o assunto. Contudo, indicou seu advogado de defesa, José Henrique, que enviou um posicionamento afirmando que o profissional é habilitado em “biomedicina estética”, com registro no Conselho de Biomedicina que admite a atuação de biomédicos habilitados em procedimentos de harmonização íntima masculina, desde que tenham finalidade exclusivamente estética, sem caráter terapêutico, funcional ou cirúrgico, e respeitem regras de biossegurança e de regularização dos produtos. Ressalta ainda que os limites de atuação na Biomedicina Estética são objeto de controvérsia jurídica e regulatória.
A defesa também destaca que a intervenção do CRM-AP teve caráter preventivo e não representa condenação judicial nem reconhecimento definitivo de exercício ilegal da Medicina. Sem decisão específica nesse sentido, considera inadequado classificar Thiago como profissional clandestino ou sem habilitação. O biomédico afirma estar à disposição para apresentar documentos sobre sua formação e prestar esclarecimentos técnicos às autoridades competentes.
Na conversa pelo WhatsApp, o advogado tentou intimidar o portal com medidas judiciais, caso a reportagem identificasse seu cliente como um profissional que não é hapto para os procedimentos. LEIA AQUI A NOTA NA INTEGRA DA DEFESA
