Manifestantes exigem redução do orçamento da Assembleia

Compartilhamentos
Manifestantes organizados por entidades da sociedade civil realizaram um ato público em frente do prédio da Assembleia Legislativa no fim da tarde desta sexta-feira, 23, para cobrar a redução imediata do orçamento dos deputados do Amapá. O movimento “Reduza Já” é encabeçado pelo PSB e pelos partidos que estão no governo em resposta à reportagem do Fantástico que mostrou os gastos suspeitos com diárias de viagem e verba indenizatória.
Manifestantes vieram de vários cantos da capital organizados por entidades e partidos políticos

Manifestantes vieram de vários cantos da capital organizados por entidades e partidos políticos

Segundo dados da coordenação do movimento, ao todo, os 24 deputados do Estado gastaram R$ 17,4 milhões em diárias durante o ano passado, valor superior ao que foi gasto pelos 81 senadores do Brasil no mesmo período.
A ideia dos manifestantes é recolher assinaturas em um documento, que pedirá a redução imediata do orçamento anual incluindo o valor gasto com diárias. “Os senadores gastaram 1,7 milhões, como 24 deputados podem gastar mais que os 81 senadores juntos? O que não podemos é ficar parados, pois enquanto esse dinheiro é embolsado, nós ficamos sem educação e saúde, pastas que são criticas no Amapá”, comentou o estudante universitário, Edie Martins.
Estudante Eddie Martins: "como pode 24 deputados gastaram mais que 81 senadores?"

Estudante Eddie Martins: “como pode 24 deputados gastaram mais que 81 senadores?”

Em um comparativo, para concluir o Hospital Metropolitano, localizado na Zona Norte da Capital, serão necessários cerca de R$ 15 milhões, aproximadamente dois a menos com o que foi gasto só em diárias pelos deputados. “Por conta desses comparativos que queremos ver esse dinheiro que está sendo gasto e desviado na educação e saúde. Com isso com certeza teríamos uma sociedade melhor. Mas antes disso é preciso haver uma mudança significativa na forma com que o dinheiro público é gasto”, ponderou o estudante secundarista, Rafael Serra.
Estudante Rafael Serra: "mudança na forma de gastar dinheiro público"

Estudante Rafael Serra: “mudança na forma de gastar dinheiro público”

A Assembleia Legislativa se posicionou sobre o Reduza Já afirmando que movimento é essencialmente político e que, por isso, não iria entrar no debate. O Legislativo afirmou que o tema será debatido dentro dos foros constitucionais que ocorrem dentro da Casa de Lei e que o valor será amplamente debatido no momento em que a Lei Orçamentária Anual (LOA) for debatida para o próximo ano.
Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!