13 mil volts: Técnico eletrocutado respira com auxílio de aparelhos no HE

Compartilhamentos

OLHO DE BOTO – 

Continua internado em estado grave no Hospital de Emergência de Macapá o eletricista Gilberto Constâncio Pereira. Ele sofreu uma descarga elétrica de 13 mil voltz quando tentava corrigir um problema de oscilação de energia na Avenida José Maritano, no Bairro Zerão, Zona Sul de Macapá.

O acidente aconteceu por volta das 16h30min. A equipe informou que havia solicitado à central na CEA o desligamento da energia no bairro e recebeu a confirmação positiva da interrupção no fornecimento. Foi quando Gilberto iniciou a escalada do poste para fazer o conserto.

Dois funcionários da Mix subiram para tentar tirar o colega. O bombeiro também foi atingido. Foto: Olho de Boto

Dois funcionários da Mix subiram para tentar tirar o colega. O bombeiro também foi atingido. Foto: Olho de Boto

Com a descarga, o técnico ficou pendurado e se debatendo. A situação durou cerca de 1h. Dois bombeiros e um funcionário da empresa Mix subiram no poste para descer a vítima.

O cabo bombeiro Rosivaldo acabou também sendo eletrocutado, mas teve sorte. Ficou apenas zonzo, e foi conduzido para o HE de onde foi liberado logo em seguida. Também não se sabe porque o bombeiro também foi atingindo, já que, em tese, a energia havia sido desligada.

Funcionários da Mix que não quiseram se identificar disseram que todo carro da empresa deveria ter um aparelho que detecta a passagem de energia na rede mesmo que na teoria o fornecimento tenha sido interrompido, o que dá mais segurança para o trabalho. “A maioria das equipes não tem o detector”, comentou um funcionário.

A Companhia de Eletricidade do Amapá ficou de se pronunciar nesta terça-feira, 15, sobre o assunto. Gilberto está internado na UTI do HE respirando com auxílio de aparelhos. Ele também teve queimaduras e órgãos internos podem ter sido afetados pela descarga.

Foi o segundo acidente grave envolvendo a empresa Mix nos últimos três meses. No dia 27 de agosto, Marco Aurélio dos Santos, de 39 anos, morreu ao ser atingido por uma descarga elétrica quando fazia manutenção na rede às margens da Rodovia Duca Serra.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!