Vereadores e prefeita são diplomados em Oiapoque

Quatro anos após revés da última eleição, Maria Orlanda assumirá gestão do município com desafio de mediar abertura da Ponte Binacional
Compartilhamentos

HUMBERTO BAIA

Em Oiapoque, aconteceu no final da manhã desta quinta-feira, 15, a diplomação dos vereadores e prefeita eleitos do município. A cerimônia ocorreu no fórum da cidade, somente com pessoas convidadas tendo acesso ao local.

Os diplomas foram entregues primeiro aos vereadores suplentes. Em seguida, foram diplomados os que obtiveram coeficiente necessário para serem eleitos. Logo depois, foi a vez da prefeita e o vice.

Cerimônia foi realizada no fórum de Oiapoque. Fotos: Humberto Baia

Cerimônia foi realizada no fórum de Oiapoque. Fotos: Humberto Baia

A prefeita eleita de Oiapoque, Maria Orlanda Marques Garcia, é natural do Maranhão. Iniciou na politica no ano 2000 como a vereadora mais votada no município. Depois de três mandatos, concorreu ao cago de prefeita em 2012 e perdeu. Em 2016, conseguiu vencer o pleito.

“Depois de quatro longos anos, fomos para Macapá e lá me preparei para o cargo. Fiz um curso de gestão pública e construímos novas alianças “ disse Maria Orlanda.

Prefeita eleita, Maria Orlanda, recebe diplomação das representantes do TRE-AP

Prefeita eleita, Maria Orlanda, recebe diplomação das representantes do TRE-AP

A nova prefeita assumirá o cargo em meio à uma crise política e financeira no país. Irão compor a câmara do município 11 vereadores: 02 indígenas, 02 mulheres, 02 professores da Unifap, 02 empresários, 01 agricultor, 01 moto taxista e 01 servidor público. Apenas dois vereadores conseguiram a reeleição: Lobão e Iolanda Costa.

Maria Orlanda terá pela frente muitos desafios. O primeiro será inaugurar a praça Ecildo Crescencio, que há dois mandatos está em obras. Além disso, melhorar a saúde e educação, e também mediar a abertura da Ponte Binacional.

“Sabemos que a ponte será um desafio para Oiapoque, também apostamos no crescimento com a abertura, mas não podemos esquecer os pais de família que perderão seus empregos, “ diz a prefeita eleita se referindo aos catraieiros.

Erlis Karipunas é o vice-prefeito de Maria Orlanda. Ele é indígena da aldeia do maga e professor formado em sociologia.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!