Curiosidades e criação do comércio amapaense viram livro histórico

Livro conta em detalhes o início do comércio e curiosidades de gerações pioneiras na construção de grandes empreendimentos.
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

A Fecomércio Amapá lança na quinta-feira, (19), às 20 horas, na sede dos Magistrados, em Macapá, o livro “Comércio do Amapá – A história”. A obra conta em detalhes o início do comércio no estado, assim como, as curiosidades de gerações pioneiras na construção de grandes empreendimentos existentes até os dias atuais.

O livro é um trabalho de dois anos do jornalista, escritor e historiador amapaense Edgar Rodrigues. Com 258 páginas, a obra traz a história de como se originou o setor comercial no Amapá, mas, o que deve chamar a atenção dos leitores, são as curiosidades, acredita o autor.

“O comércio no Amapá teve início em 1758, com pequenos estabelecimentos comerciais tendo muita influência dos Regatões. Depois, prosperou com a instalação de famílias, como a Zagury, Alcolumbre e a Nunes”, citou o escritor.

Edgar Rodrigues, autor do livro Foto: Cássia Lima

Os capítulos da obra contam a evolução do comércio na Rua Cândido Mendes, o crescimento do Centro, a origem dos supermercados, shoppings e o atual aumento dos atacarejos. Além de destacar como era o primeiro ônibus a circular na capital e o primeiro refrigerante produzido no estado.

“Tem um material lindo das famílias e empresários que deram origem ao comércio amapaense. E uma rica galeria de imagens. Tudo reunido pela primeira vez”, falou o autor.

Inicialmente, 500 exemplares foram impressos. A proposta é a de que o livro seja distribuído gratuitamente para as famílias homenageadas, entidades públicas e para a biblioteca estadual. 

“O livro significa, para quem vive do comércio, a imortalização literária de histórias que trazem o devido reconhecimento que o comércio tem através de sua trajetória”, ressaltou o presidente do Sistema Fecomércio Amapá, Eliezir Viterbino.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!