Samu ensina técnicas de primeiros socorros em shopping de Macapá

Profissionais do Samu ensinam como realizar atendimento utilizando materiais básicos e de fácil acesso
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), iniciou na tarde dessa terça-feira, 17, uma amostra de técnicas de primeiros socorros em um shopping de Macapá.  O objetivo é mostrar as pessoas que por ali transitam, técnicas que podem ser usadas até a chegada do atendimento médico. A programação encerra na quarta-feira, 18.

Com explicações bem simples, os profissionais que trabalham diariamente com o atendimento de vítimas de acidentes de trânsito na cidade de Macapá e entre outros casos, ensinam como prestar socorro utilizando materiais básicos e de fácil acesso.

Botelho. Fotos: André Silva

Dâmide Botelho, enfermeira do Samu. Fotos: André Silva

“Estamos ensinando as pessoas como agirem em uma situação de acidente com vítimas utilizando, por exemplo, papelão para fazer a imobilização do ferido”, explica a enfermeira do Samu, Dâmide Silva Botelho.

Ela conta que, por diversas vezes, sua equipe de trabalho chegou ao local da ocorrência e se deparou com pessoas realizando os primeiros socorros, só que na maioria dos casos, de forma equivocada.

“Pessoas que não entendem nada e estavam realizando o atendimento completamente diferente do que é recomendado. Isso é muito per

Torniquete feito com papelāo

Enfermeiro mostra como imobilizar o braço lesionado utilizando folhas de papelāo

igoso em um acidente envolvendo trauma, por exemplo. O recomendado é não mexer a vítima e acionar o serviço de emergência”, orienta Botelho.

Além dos profissionais do Samu, estavam presentes estudantes e pessoas que passeavam pelo shopping.

Estudante

Estudante Robson Ricardo: “achei a iniciativa muito importante”

“Achei a iniciativa muito importante. Podemos ter uma noção de como agir em um momento que seja necessário a execução dos primeiros socorros”, disse o estudante de enfermagem Robson Ricardo, 22 anos.

A amostra faz parte da Semana Municipal de Enfermagem da Secretaria de Saúde de Macapá (Semsa).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!