Revista narra as festividades de Mazagão Velho

Projeto é resultado de uma década de pesquisa. Exposição fotográfica e palestras em escolas também serão realizadas por Gabriel Penha
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

O jornalista amapaense Gabriel Penha lança na próxima segunda-feira, 23, no município de Mazagão, a revista-catálogo “Povo de Cultura e Fé”. O projeto, selecionado pelo edital “Rumos”, do Itaú Cultural na edição 2015-2016, é resultado de 10 anos de pesquisa da história e crenças dos mazaganenses.

Gabriel Penha:

Jornalista Gabriel Penha: ligação com o município motivou projeto

A revista-catálogo que será lançada contém 80 páginas de fotos e textos curtos feitos pelo jornalista que relata a origem das festividades religiosas e culturais de Mazagão Velho, como a festa de São Gonçalo, que ocorre em janeiro; Semana Santa, a tradicional Festa de São Tiago, Divino Espírito Santo, até o auto de natal realizado em dezembro.

“Esse é um projeto visual que busca compartilhar essa rica cultura do Mazagão com o mundo. Eu sou de uma família do Mazagão Velho, tenho uma ligação com a festa e com a cultura, e vi no edital a oportunidade de divulgar essa história linda do município”, frisou Gabriel Penha.

Festividade do Mazagão

Projeto é resultado de 10 anos de pesquisa

festividades do Mazagão (2)

Revista conta sobre festividades do município

O projeto, que quase foi inscrito no edital em 2014, foi um dos 117 projetos selecionados pelo Itáu no Brasil. Além da revista, conta também com uma exposição fotográfica itinerante e mini palestras, que ocorrem a partir de março, nas escolas públicas dos municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Oiapoque, Santana e Macapá.

“A revista é a história em fotos de um filho da terra tentando contar a própria história, é muita responsabilidade e eu estou muito grato. Em março começamos a viajar e minha meta é conseguir parcerias para percorrer outros municípios que não estão no roteiro do edital”, contou o jornalista.

festividades do Mazagão (1)

Exposição e palestras em municípios do interior fazem parte das atividades aprovadas no edital

Gabriel já está no Mazagão Velho acompanhando as duas representantes do Itaú cultural, Jaqueline Santiago e Mayra Koketsu para o lançamento que ocorre na festa de comemoração dos 247 anos da vila de Mazagão Velho, em frente ao Mausoléu da cidade.

***Fotos do arquivo pessoal do Gabriel Penha

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!