Tradicionais escolas da Av. FAB estão fechadas para reforma

Prédios foram fechados para reformas estruturais e na rede elétrica.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Duas tradicionais escolas de Macapá, ambas localizadas na Av. FAB, a Escola Estadual Barão de Rio Branco e a Escola Estadual Antonio Cordeiro Pontes (antigo ‘GM’), estão fechadas. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), os serviços na Antonio Cordeiro Pontes terminam ainda este mês e no Barão do Rio Branco iniciam antes do fim do semestre. 

A escola Antonio Cordeiro Pontes passa por uma obra estrutural e na rede elétrica desde o início de 2017. Toda a rede elétrica do prédio precisou ser substituída por uma nova, devido a precariedade dos fios, que são os mesmos há mais de cinquenta anos. A nova estrutura de fiação foi instalada para suportar 46 centrais presentes em salas de aula, biblioteca e secretaria.

Reforma engloba estrutura elétrica do prédio Foto André Silva

“Desde o início do ano passado, a gente está lutando para a climatização da escola. Agora, as três empresas que fazem serviço para o Estado estão finalizando as obras. A parte elétrica já foi concluída, agora, aguardamos a instalação das centrais e fechamento das portas e das venezianas”, disse o vice diretor Altemar Santos Vidal.

Escola Antonio Cordeiro Pontes está fechada desde 2017 Foto: André Silva

Segundo a Seed, além da escola Antonio Cordeiro, outras três estão em reforma e serão entregues até o final desta semana. As aulas na Antonio Cordeiro vão iniciar no dia 2 de abril, conforme prevê a secretaria. Atualmente, a escola atende a 1,3 mil alunos.

Barão do Rio Branco

A Escola Estadual Barão do Rio Branco é mais antiga que a Antonio Cordeiro, com uma diferença de dez anos entre as duas.

Escola Barão do Rio Branco foi fechada há quase quatro anos Foto: André Silva

Há mais de três anos, o prédio foi fechado para reformas em toda a estrutura. A escola foi interditada em 2014. As portas e janelas estão fechadas com tábuas e o portão está trancado com uma corrente. O portal Selesnafes.com foi até a escola em dezembro de 2017, e constatou o abandono do prédio.  

Os alunos estavam em um imóvel alugado pelo governo, localizado na Av. Iracema Carvão Nunes, no Centro de Macapá.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) informou por meio de nota que o projeto arquitetônico para a reforma da escola está finalizado, sendo levado para a indicação da planilha orçamentária. A previsão é de que até o fim de maio todo o processo licitatório seja resolvido e a obra já esteja em execução.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!