Inundação no Jari contamina 55% da água potável do município

Segundo a Defesa Civil, 52% da população local corre risco de adquirir doença.
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

A enchente que atingiu o município de Laranjal do Jari, no Amapá, alcançou oito bairros e duas comunidades rurais, deixando 173 moradores desalojados. Além disso, uma das preocupações da Defesa Civil é com a contaminação de 55% da água potável da cidade, o que coloca em risco 52% da população local.

De acordo com a Defesa Civil, a inundação danificou 510 casas e afetou diretamente 8.696 pessoas, das quais 173 estão desalojadas e 45 desabrigadas. Por causa do aumento do nível do rio Jari, a água invadiu poços e fossas sépticas.

Inundação afetou diretamente 8.696 pessoas, das quais 173 estão desalojadas e 45 desabrigadas Foto: Secom

“Nossa maior preocupação é levar água potável para as famílias atingidas, para que elas não utilizem as águas do rio para beber e cozinhar. Estamos dando todo o apoio e fazendo entrega de água potável”, disse o coronel da Defesa Civil Janary Nunes.

Na tarde de quinta-feira (19), O governador do Amapá, Waldez Góes, autorizou o repasse de recursos financeiros para a prefeitura de Laranjal do Jari, para custear ações de redução dos danos sociais e ambientais provocados pela inundação no município, que já decretou Situação de Emergência.

Município está em Situação de Emergência Foto: Secom

O Termo de Cooperação Assistencial permite a transferência dos recursos, em caráter emergencial. Os recursos são no valor de R$ 160 mil e deverão ser aplicados para executar e dar suporte às ações, remover pessoas das áreas atingidas, distribuir água potável, cestas básicas e hipoclorito para tratamento da água a ser consumida e vacinação das pessoas atingidas.

A inundação afetou a rede pública de ensino. Ao todo, sete escolas suspenderam as aulas, deixando 3 mil alunos sem estudar.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!