Deputada que teve câncer consegue aprovar atendimento prioritário a pacientes

Projeto de Lei segue para sanção do executivo
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Foi aprovado, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa do Amapá (Ala) um Projeto de Lei que garante atendimento prioritário a portadores de neoplasia maligna (câncer) nos serviços públicos e privados.

O PL esteve em votação na terça-feira (7) e é de autoria da deputada estadual Janete Tavares (PPS). A parlamentar, que revelou já ter tido duas vezes câncer de pele e uma vez câncer de mama, comemorou a aprovação e destacou a importância do projeto, que segue para sanção governamental.

“Essa aprovação é uma conquista pessoal, pois já senti na pele o sofrimento causado por essa terrível doença. Com o poder de Deus, venci. Não poderia jamais deixar de contribuir para que as pessoas possam ter o devido atendimento, o respeito que elas merecem. A luta continua e essa sempre será uma das minhas bandeiras. Sei que muito deve ser feito no que concerne as melhorias do tratamento desta doença em nosso Estado. Porém, se todas as autoridades assumirem o compromisso em fazer a sua parte, mais pessoas poderão ser salvas”, disse a deputada.

Da Alap, PL segue para sanção governamental. Foto: Cássia Lima/arquivo SN

Melhoria no atendimento

A proposta do PL é oferecer agilidade e comodidade a pessoas com câncer nos serviços oferecidos pelo poder público e instituições de iniciativa privada, sejam nas áreas da educação, saúde, assistência social e transporte, como também em bancos, casas lotéricas, supermercados, lojas de departamento e similares.

O Projeto de Lei destaca que só é portador de câncer clinicamente ativo o paciente que tenha esta condição atestada por médico especialista, como cirurgião oncológico, oncologista clínico, hematologista ou radioterapeuta da rede pública ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto de capa: assessoria Alap

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!