Emissoras sem transmissão digital ficam fora do ar em Macapá

Sinal analógico será desligado em três cidades do AP nesta terça (14)
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

A partir das 23h59 desta terça-feira (14), quem não adequou o sinal da televisão do analógico para o digital ficará sem assistir a programação da TV aberta em três cidades do Amapá. Além de Macapá, o sinal analógico também será desligado em Mazagão e Santana.

As emissoras de TV locais que vinculam programas de grande repercussão que não se ajustaram para a transmissão em HD ficarão fora do ar. Em Macapá, algumas delas são: TV Tucuju, TV Tarumã, TV Equatorial, TV Cidade, e outras.

Nos demais municípios do Estado, o sinal analógico segue normalmente até 2023. O sinal digital deixa a imagem sem chiados e interferências, melhorando a qualidade de áudio e vídeo. O analógico, por sua vez, será desligado gradativamente no país.

Beneficiários de programas sociais ganharam kit conversor do sinal de analógico para digital. Foto: André Silva/arquivo SN

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que coordena o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), com o desligamento do sinal analógico, a faixa do espectro de 700 MHz será destinada à telefonia móvel para a expansão do 4G. Na semana passada, a Anatel liberou o uso da faixa de 700 MHz para a telefonia móvel em todas as capitais do país.

Kit gratuito

As famílias beneficiárias de programas federais que não possuem equipamento compatível com o sinal digital, têm direito ao recebimento de um kit (composto de conversor, antena e controle remoto).

Os beneficiários devem acessar a página do Seja Digital e agendar a retirada do kit ou, se preferir, ligar no 147 e posteriormente buscar seu kit no ponto de distribuição. A distribuição dos kits continua por mais 30 dias.

Foto de capa: Rodrigo Indinho

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!