Moradores reclamam de lixo despejado há 4 meses em via

Secretaria de Manutenção Urbanística informou que não autorizou despejo no local
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

Moradores do cruzamento da Avenida João Batista Coutinho com a Rua Raul Monteiro Valdez, no Bairro Novo Buritizal, zona sul de Macapá, fazem reclamações e dizem conviver com uma lixeira viciada, buracos, lama, poeira, poças d’água, mato alto e esgoto a céu aberto. Tudo teria começado pela falta de manutenção por parte da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).

Segundo a técnica em laboratório, Jenilde Barbosa, de 51 anos, moradora do local há mais de 20 anos, uma das coisas que mais incomoda é a lixeira viciada que se formou em meio ao cruzamento que interliga vários bairros e até pouco tempo era um perímetro bastante movimentado.

“A prefeitura veio realizar um trabalho aqui e autorizou que as pessoas despejassem seus materiais do quintal nesse local, porque constantemente alaga por necessidade de troca de manilhas, e disse que passaria para recolher o lixo. Estamos indo pro quarto mês e até hoje nada. Não queremos briga, apenas que limpem e voltem a fazer as vias funcionar”, disse Jenilde.

Jenilde Barbosa: lixo travou movimento na rua. Fotos: Rodrigo Indinho

Raimundo Monteiro, de 55 anos, é proprietário de uma lavagem/borracharia e diz que as vendas ficam prejudicadas com a situação de abandono da via.

“O movimento caiu, e é uma vergonha a gente pagar imposto e as nossas ruas estarem deste jeito porco, vieram aqui e não fizeram nada. Peço que façam algo por nós, seja o prefeito ou o governador, que crie vergonha na cara e olhe para esse povo de bem que busca uma condição de vida melhor”, disse indignado seu Raimundo.

Raimundo Monteiro: movimento na borracharia caiu

Prefeitura de Macapá

Em nota, a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) informou que já averiguou a situação na Rua João Batista Coutinho e que não procede a informação sobre solicitação aos moradores do local que fizessem o despejo de resíduos na via pública. Ressaltou também que programou a realização da coleta desse material para esta quarta-feira, 3.

O gestor pede a compreensão e colaboração da população quanto ao despejo do lixo de forma adequada e que fique atenta aos dias e horário de coleta na área.

Semur informou que fará coleta do lixo nesta quarta

A Semur informou também que despejar lixo em via pública é crime. E a multa pode chegar a até R$ 2 mil e o infrator conduzido à delegacia e responder por crime ambiental.

Para reclamações, o Município dispõe de um disque denúncia, através do número 991471050. O contato também pode ser feito via Whatsapp.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!