Garis de Macapá são vítimas de acidentes com lixo cortante

Prefeitura está orientando moradores sobre como descartar corretamente, e quais os dias de coleta
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

No primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Manutenção Urbanística (Semur), órgão da prefeitura de Macapá responsável pela limpeza da capital, registrou 23 casos em que garis se machucaram recolhendo lixo cortante. A principal preocupação é com o aumento desse tipo de lixo com as festas de fim de ano.

Segundo a Semur, o aumento na produção de lixo deve chegar a 25% na cidade e na zona rural. A maior parte das ocorrências de acidentes envolve seringas usadas. O restante é causado por cacos de garrafas, latas e espetos, entre outros objetos. Os acidentes ocorrem apesar do uso de luvas reforçadas. 

A Semur diz que, além de colocar a vida do trabalhador em risco, os acidentes desfalcam as equipes de coleta, já que o trabalhador precisa entrar em licença para tratamento.

Acidente ocorrem mesmo com equipamentos de proteção. Fotos: Semur/divulgação

Cacos de garrafas causam muitos acidentes

A orientação é de que os objetos que podem oferecer riscos aos garis sejam colocados pelos moradores dentro de garrafas plásticas ou caixas de leite e depois descartadas. 

As coletas são feitas a partir das 7h e das 19h. Na orla da cidade o trabalho é feito cinco vezes por dia.

Veja quando a coleta passa no seu bairro

Coleta noturna

Segunda a sábado:

Perpétuo Socorro, Laguinho, Pacoval, Central, Santa Rita, Alvorada, Trem, Buritizal, Beirol, Santa Inês e Jesus de Nazaré.

Segundas, quartas e sextas-feiras:

Jardim Equatorial e Conjunto Cabralzinho.

Terças, quintas e sábados:

Coração e Loteamento Platon.

Coleta diurna

Segundas, quartas e sextas-feiras:

Fazendinha, Chefe Clodoaldo, Alfaville, Murici, Vale Verde, Barcellos II, Mônaco, Samarino, Jardim Oliveira, Pedrinhas, Araxá, Muca, conjunto Marco Zero, Nova Esperança, Cuba de Asfalto, Novo Buritizal, Congós, Laurindo Banha, Hospital de Base, Zerão, Universidade e Cidade Nova I e II, Conjunto da Embrapa.

Terças, quintas e sábados:

Pantanal, Renascer II, Vitória do Renascer, São Lázaro, Renascer I, Jardim Felicidade I e II, Novo Horizonte, Lago da Vaca, Boné Azul, São José, Sol Nascente, Ipê, Curiaú, Infraero I e II, Ilha Mirim, Parque dos Buritis, Açaí, Palmares, Brasil Novo, Liberdade, Amazonas, Ramal do Azevedo, Res. Lagoa, Ramal do Goiabal, Marabaixo I, II e III, Res. Independência (Marabaixo IV) e Jardim América (Marabaixo).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!