Alunos de escola militar em Santana vão estagiar na Amcel

Estudante foram premiados durante formatura da Escola Afonso Arinos
Compartilhamentos

INFORMATIVO

Dois dos três adolescentes que mais se destacaram durante o ano na escola de ensino militar Afonso Arinos, na Baixada do Ambrósio, no município de Santana, irão estagiar no Programa Jovem Aprendiz na Amcel. Os alunos, que têm 14 e 15 anos, também receberam prêmios da empresa.

A premiação foi realizada durante solenidade de formatura da primeira turma de 9º ano da Afonso Arinos, na última sexta-feira (25) na Praça Cívica de Santana. Apesar da chuva, a cerimônia reuniu familiares dos alunos, representantes da Amcel e autoridades do Estado, como o vice-governador do Amapá, Jaime Nunes (Pros) e o secretário de Segurança Pública, coronel Carlos Souza.  

Além de prêmios como bicicleta, celular e fone aos três melhores alunos, os dois que mais se destacaram poderão se dividir entre cursos no Senai e no aprendizado na Amcel, onde receberão bolsa de meio salário mínimo e outros benefícios. No total, o Jovem Aprendiz na Amcel terá 23 estudantes em 2019 durante todo o ano.

“A Amcel buscou estreitar os laços com a Escola Afonso Arinos quando a empresa foi buscar na escola os candidatos para ingressar no Programa Jovem Aprendiz, que é um programa do Senai”, explica a relações públicas da Amcel, Heloisa Melém.

Alunos com prêmios doados pela Amcel irão agora estagiar na empresa. Foto: Erich Macias/Secom

Parte do corpo técnico da Escola Afonso Arinos. Fotos: Seles Nafes

Coronel Rômulo, comandante em exercício da PM: estudos para nova escola militar em Santana

O programa beneficia jovens dos 14 aos 23 anos que esteja concluindo o ensino médio ou cursando a faculdade.

A Amcel apoia outros projetos da Polícia Militar, como o Peixinhos Voadores, Cidadão Mirim e o Judô, se estendendo pelos municípios de Santana, Porto Grande e Ferreira Gomes.

Escola militar

A Afonso Arinos tem 740 alunos do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano, e é gerida pela Polícia Militar do Amapá em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Durante o ensino regular, os alunos aprendem noções de disciplina, civismo e organização, fatores que ajudam a melhorar o relacionamento com a família, comunidade e no próprio desempenho escolar.

Secretário de Segurança do Amapá. coronel Carlos; Heloísa Melém, da Amcel; e o comandante da PM, coronel Rômulo: parcerias

Familiares dos alunos marcaram presença

Vice-governador Jaime Nunes e a secretária de Educação do Amapá, Goreth Souza

O secretário de Segurança lembrou que este ano seis alunos da Escola Estadual Antônio Messias, escola militar de Macapá, passaram na primeira fase do processo seletivo da Unifap.

“Que a gente consiga melhorar todo o entorno, levando disciplina e organização. Esses adolescentes mudam o comportamento dentro de casa, com valores patrióticos e familiares. Isso é a prevenção primária, que é preparar o jovem para ser um cidadão de bem”, resumiu o Carlos Souza.

As escolas militares possuem professores civis, policiais e bombeiros. No caso da Afonso Arinos são 22 militares.

“Além do efetivo do batalhão, temos esses 22 policiais que são monitores na escola em conjunto com os professores da Seed, mas que também fazem o policiamento ostensivo do entorno”, acrescentou o coronel Rômulo, comandante em exercício da Polícia Militar, que também revelou estar em estudos a implantação de uma nova escola militar em Santana.

Neste vídeo, o diretor da Escola Afonso Arinos, tenente Leandro Cruz, fala sobre a formatura. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!