Municípios com mais casos de malária terão 50 mil mosquiteiros especiais

Santana, Mazagão e Porto Grande contam com apoio da SVS para reduzir infestações em 2019
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

Após concentrarem os maiores índices de casos de malária registrados em 2018 no Amapá, os municípios de Mazagão, Santana e Porto Grande, vão receber uma ação intensificada de combate a doença.

Cerca de 50 mil mosquiteiros impregnados com inseticida foram entregues aos representantes dos municípios nesta sexta-feira (22), para que sejam distribuídos entre as famílias das cidades nos próximos dias.

Dorinaldo Malafaia (SVS): mosquiteiros impregnados são dispositivo eficiente para redução da malária. Foto: Rodrigo Indinho

Prevenção. Foto: Nathan Zahlouth/ascom SVS

O superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, explicou que o órgão chegou a esse número após orientação do Sistema de Vigilância em Saúde Nacional.

Malafaia diz que mesmo que o Amapá tenha reduzido os casos da doença em 2018, os três municípios apresentam essa problemática mais elevada e é preciso reforçar os cuidados.

“A utilização e instalação desses mosquiteiros reduz em até 90% os casos de malária na região. É um grande dispositivo que é acompanhado de uma metodologia de educação e saúde”, destacou.

Representantes dos municípios alinharam cronograma de ações com a SVS. Foto: Rodrigo Indinho

De acordo com o gestor, capacitações e orientações serão ofertadas pela Vigilância em Saúde do Estado aos agentes de endemias e aos moradores a partir da próxima semana.

“Teremos uma equipe que irá para esses municípios a partir de segunda-feira (25) para ajudar no processo de instalação, indicação e capacitação das equipes técnicas para que ocorra tudo da forma correta”, acrescentou.

Prefeito de Porto Grande, Bessa: ações começarão em área de garimpo. Foto: Rodrigo Indinho

De acordo com dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep), do Ministério da Saúde, o Amapá totalizou 14.291 casos de malária notificados em 2018. No ano anterior, foram confirmados 14.466.

O município de Mazagão teve maior incidência da doença, com 2.845 confirmações. Em seguida, Santana teve 2.811 pessoas diagnosticadas com malária. Porto Grande foi o terceiro município com maior índice de infestação com 2.257 casos.

50 mil mosquiteiros ao todo serão entregues para prevenção. Foto: Nathan Zahlouth/ascom SVS

O prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa de Oliveira, enfatizou que sua equipe já fez o mapeamento das áreas de risco no município.

“O mosquiteiro é uma das ações mais eficazes. Como Porto Grande interliga vários municípios, o risco é bem grande. Porém, nossa ideia é reduzir pela metade os casos e com os mosquiteiros vai ajudar muito. Vamos começar pelo garimpo do Vila Nova”, comentou Bessa.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!