Em audiência, indígenas cobram melhorias no atendimento de saúde

Grupo também quer a mudança na coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

Quatro horas. Esse foi o tempo que durou a audiência de conciliação entre indígenas e representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), que aconteceu nesta sexta-feira (7).

Na audiência requerida pelo Ministério Público Federal (MPF), foi definido que as reivindicações imediatas das lideranças indígenas serão encaminhadas pela Advocacia Geral da União à Secretaria Especial Indígena, em Brasília. O prazo para resposta será de cinco dias úteis.

Manifestantes ocuparam prédio do Dsei. Fotos: Rodrigo Indinho/SN

A pedido do MPF, a audiência ocorreu no prédio do Dsei, que, desde terça-feira (5), está ocupado por indígenas. Eles reivindicam melhoria no atendimento de saúde indígena e participação em decisões que os afetem e a mudança na coordenação do órgão.

Essa foi a primeira audiência de conciliação realizada fora da sede da Seção Judiciária do Amapá. O objetivo dos órgãos foi facilitar o acesso da população indígena à Justiça.

Indígenas pedem participação em decisões que afetem comunidades

O portal SelesNafes.com esteve no local e os indígenas impediram a entrada de diversas pessoas no prédio, inclusive de trabalhadores. A reportagem teve acesso à reunião, mas os representantes dos indígenas se negaram a falar sobre o caso antes da audiência, que foi prolongada.

Participaram da audiência lideranças indígenas, MPF, Justiça Federal, Polícia Federal, Advocacia Geral da União, Fundação Nacional do Índio e Defensoria Pública da União.

O MPF e o Núcleo de Conciliação da Justiça Federal vão continuar acompanhando o caso.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!