De bike, policiais patrulharão comércio e orla de Macapá

Modalidade de patrulha permite alcance de áreas de difícil acesso para viaturas, afirma a PM
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

O projeto “PM Ciclo”, da Polícia Militar do Amapá, usa a bicicleta como instrumento para ajudar a combater crimes, aumentar a sensação de segurança e aproximar polícia e sociedade. A iniciativa foi lançada nesta quinta-feira (29), no Comando-Geral da PM, em Macapá. O policiamento será executado por cerca de 20 policiais que integram o 1° e 6° batalhão, na área comercial, Parque do Forte e orla do Santa Inês.

PM’s fazem simulação durante o lançamento do programa. Fotos: Rodrigo Índio/SN

O grupo, que deixou de lado o fardamento tradicional e os veículos motorizados, passou por treinamento específico para assumir as novas atividades e aprender a usar o equipamento de duas rodas para auxiliar durante abordagens. Segundo o tenente Isac da Mata, instrutor de nivelamento, a capacitação teve a carga horária de 40h e durou 5 dias.

“A funcionalidade: o policial a pé, não consegue saturar uma área muito grande, no máximo um quarteirão. De bicicleta, a equipe vai poder saturar, por exemplo, toda região da área comercial do Centro de Macapá. Ou seja, atinge uma área muito maior e como o policial não está dentro da viatura fica mais próximo da comunidade para interação”, comentou Isac.

Um dos objetivos é aproximar o policial da comunidade

 

Equipes do 1º e do 6º BPM farão rondas com bicicletas

O policiamento em bicicletas é iniciativa do Comando-Geral, em parceria com a Fecomércio. Esta é a primeira turma formada em 2019. A tendência é formar novas turmas ainda este ano para atuar em diversos pontos.

Coronel Paulo Matias (Comando da PM): projeto deverá chegar a outras regiões da capital

“Vamos fazer de tudo para que esse projeto possa permanecer e perdurar por muito tempo no comércio da área central e zona sul de Macapá. Brevemente, estaremos lançando o projeto na zona norte da capital e no município de Santana”, assegurou o comandante-geral da PM , coronel Paulo Matias.

A patrulha da nova turma começa nesta sexta-feira (30).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!