Jovem que recebeu ajuda para estudar diz ter sido agredido por policiais

Leonardo Nascimento conta que foi confundido com criminoso. PM relata que estudante e a mãe atrapalharam uma prisão em flagrante
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Depois de ganhar diversos padrinhos e admiradores por atravessar a cidade andando em busca de conhecimento e preparação para o Enem, o jovem Leonardo Nascimento, de 24 anos, volta a ser notícia. Mas desta vez com um assunto nada agradável. Ele denuncia abuso de autoridade por parte de uma guarnição do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar na tarde de segunda-feira (5). A PM contesta a versão (veja nota no final da matéria).

Segundo Leonardo, os policiais teriam invadido sua casa e ao lhe confundir com um criminoso agrediram ele, sua mãe e seu irmão menor de idade. O caso ocorreu por volta de 17h, na Rua Antônio Ferreira de Jesus, bairro Novo Buritizal, atrás do Conjunto Jardim Açucena, em área de ressaca da zona sul da capital.

Estudante acha que foi confundido com criminoso. Foto: Rodrigo Índio/SN

 

Leonardo mobilizou campanha nas redes sociais por ter que ir andado de uma região a outra de Macapá para estudar para o Enem. Foto: Rodrigo Índio/arquivo SN

O estudante detalhou que a ação dos policiais durou até a noite e envolveu agressões físicas e tortura psicológica. Ele e sua mãe teriam sofrido hematomas por todo o corpo.

Machucados no rosto de Leonardo…

 

… e machucados da mãe seriam marcas das agressões

O jovem contou que chegou a imaginar que seria de madrugada porque estava dormindo na hora da invasão. Ouça:

Áudio 1

Áudio 2

Na matéria anterior, Leonardo chegou a lembrar que tem familiares com antecedentes criminais, mas que nunca se envolveu com crimes e que seu foco é o estudo. Leonardo diz que respeita o trabalho da polícia mas que alguns policiais precisam abordar melhor a população porque nem todos são bandidos. Ele diz o que espera com a divulgação do caso. Ouça:

Áudio 3

Na tarde desta terça-feira (6) Leonardo Nascimento ficou de procurar uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência contra a agressão e providenciar a realização de um exame de corpo de delito.

Leonardo em preparação para o Enem. Foto: Rodrigo Índio/arquivo SN

A reportagem também procurou a Polícia Militar do Amapá. Confira baixo a nota:

Nota à imprensa na íntegra

A Polícia Militar do Amapá esclarece que na data de ontem, 5 de agosto, por volta de 18h da tarde, uma equipe do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar estava em patrulhamento em área de ponte, quando percebeu três indivíduos comercializando entorpecentes.

Os infratores correram ao avistar os policiais militares e um dos infratores adentrou uma residência. Os policiais se deslocaram até a residência para efetuar a prisão, mas não foi possível alcançar o infrator, pois este fugiu para área de ressaca. Na fuga, o infrator se desfez de 15 porções de entorpecente, que foram apreendidas pelos militares.

Durante a ação, a senhora Cleuma dos Santos e o senhor Leonardo Nascimento desacataram e tentaram agredir os policiais militares como forma de atrapalhar a prisão em flagrante. Visto que, como informado pela própria, o infrator em fuga era um dos filhos da Senhora Cleuma, irmão do Senhor Leonardo e recém-saído do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá.

Mãe e filho foram presos e apresentados, em condições físicas normais, no Centro Integado de Segurança Pública (CIOSP), junto com o material ilícito apreendido na residência.

Diretoria de Comunicação da Polícia Militar do Amapá

Leia mais em: 

Em Macapá, jovem atravessa a cidade andando para estudar

Solidariedade: Agora ele atravessará a cidade de bicicleta para estudar

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!