Em Macapá, jovem atravessa a cidade andando para estudar

O jovem caminha da zona sul para as zonas norte, oeste e central de Macapá, para assistir aulas gratuitas.
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

Força de vontade para vencer na vida. É o que define Leonardo Nascimento, de 24 anos. Para não perder a preparação gratuita do Enem 2019, que pode lhe levar ao tão sonhado curso de Administração, o jovem caminha da zona sul para as zonas norte, oeste e central de Macapá, para assistir as aulas. Ele mora no bairro Novo Buritizal, atrás do Conjunto Jardim Açucena.

Jovem carente se dedica integralmente aos estudos, mesmo sem recursos financeiros. Fotos: Rodrigo Indinho/SN

A falta de dinheiro para custear as passagens de ônibus é o que fazem Leonardo percorrer, a pé, vários quilômetros em busca de aprendizado. Mesmo com o ensino médio concluído, ele foi autorizado a assistir aulas nas terças e quintas-feiras nos polos fixos da Central do Enem no Centro de Educação Profissional Amapá (Cepa), pela manhã, e na Escola Alexandre Vaz Tavares, à tarde. O projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) tem o propósito de fornecer aulas gratuitas a jovens que não tem como pagar um cursinho particular. Leonardo aproveita.

De acordo com Oberdan Júnior, gerente de Protagonismo Estudantil da Seed, o jovem também é aluno do Polo Itinerante da Central do Enem, que oferece aulas aos sábados abertas à comunidade. Em um dos casos, Leonardo saiu do bairro Novo Buritizal e seguiu até ao Jardim Felicidade 2, andando, para participar do polo, garante Oberdan.

Quando não está nas aulas, Leonardo se debruça sobre os livros

“Quando ele chegou suado, por volta de 10h da manhã no Projeto Minha Gente, pensei que tinha ido de bicicleta. Depois, descobrimos que chegou andando e que isso se repetia por diversos polos. Isso nos impressionou. Decidi compartilhar com a população, para que todos conheçam a determinação e força de vontade dele em vencer na vida. É inspirador”, ponderou Oberdan.

Oberdan: “A história dele é inspiradora”

Além desse percurso, Leonardo já andou até os polos nos bairros Marabaixo, Laguinho, Pacoval e Zerão.

História de Leonardo

O estudante começou a trabalhar aos 13 anos de idade. Aos 20, fez, pela primeira, vez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pela necessidade, precisou trabalhar. Em maio de 2018, saiu da empresa e focou nos estudos para prestar o Enem em 2019. Filho de um padeiro e de uma doméstica, o estudante relata que é preciso vencer as dificuldades e acreditar que todo sacrifício valerá a pena.

“Eu vejo na educação a oportunidade de mudar meu futuro. Trago isso comigo desde pequeno, convicto, que vou ter uma vida brilhante, basta ter paciência e dedicação”, disse, confiante.

Leonardo afirma ser um ponto de resistência em meio à comunidade de área de ressaca onde mora, que é regida pela criminalidade.

Dedicação: Leonardo se prende aos estudos noite e dia

“Eu vejo que, por alguns membros da minha família já terem se envolvido na criminalidade, preciso fazer diferente para ser exemplo positivo para meus sobrinhos e para todos. Ser de família pobre não justifica fazer coisa errada. Quero dar orgulho para minha família. Vencerei”, afirmou.

Sempre simpático e tranquilo, em um momento de estudo em sua casa, ele fez um pedido aos leitores do portal SelesNafes.com.

“As pessoas que tiverem uma condição financeira melhor e que possam me ajudar com livros, um cursinho preparatório ou uma bicicleta para me locomover para estudar, que me ajudem no meu sonho. Para mim, o que importa é a educação. Se alguém puder investir em algo nesse sentido, já é o suficiente para eu orgulhar minha família, ser alguém e ter meu próprio negócio”, solicitou.

Quem tiver interesse em ajudar, deve entrar em contato pelo telefone (96) 98405-1314 (Ligação/Whatsapp) ou ir até a Rua Antônio Ferreira de Jesus, 950, bairro Novo Buritizal, atrás do Conjunto Jardim Açucena.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!