Crianças pedem paz no trânsito em Macapá

Campanha deste ano foca na segurança de ciclistas. A programação iniciou nesta quarta-feira (18), com uma ação educativa com a participação de estudantes da escola Rondônia.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Um grupo de 60 crianças da Escola Municipal Rondônia, no bairro Jesus de Nazaré, região central de Macapá, chamou a atenção de motoristas, pedestres e ciclistas com um cartaz que trazia a mensagem: “Preserve sua vida e de sua família, seja prudente no trânsito”.

Acompanhados de professores e agentes do Departamento de Educação no Trânsito da CTMac, os meninos e meninas foram protagonistas em uma blitz educativa, realizada em frente ao Fórum Desembargador Leal de Mira, na Avenida FAB, esquina com a Rua Manoel Eudóxio Pereira, no Centro da capital.

A primeira ação da campanha, ocorreu na manhã desta quarta-feira…

… na região central de Macapá. Fotos: Rodrigo Índio/SN

A ação faz parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito, que teve início na manhã desta quarta-feira (18).

E engane-se quem pensa que essa garotada não sabe nada de trânsito.

“Pedestre precisa saber que para atravessar a rua deverá sinalizar com a mão. O motorista precisa ser atento também e o ciclista mais ainda, um descuido e já era. A gente veio aqui para conscientizar”, ensinou Pedro Guilherme, de 8 anos.

Pedro distribuiu panfletos durante a abordagem a pedestres

Ele distribuiu panfletos durante a abordagem a pedestres, motoristas e motociclistas. Junto com Pedro estava sua coleguinha de classe Ana Beatriz. A aluna do 2° Ano também deu dicas de como as pessoas devem se comportar no trânsito.

“A gente aprende cedo que as cores no semáforo representam: o vermelho, pare; o amarelo, atenção; e o verde que pode seguir. Mesmo assim os motoristas não respeitam, e, apressados, provocam acidentes. Se eles respeitarem, a gente não terá muito acidente. Precisamos de paz no trânsito e pra isso é preciso que os pedestres e ciclistas também sigam regras”, disse a comunicativa menina.

Pedro e Ana Beatriz: “Precisamos de paz no trânsito”

Semana do Trânsito

As atividades da Semana Nacional de Trânsito em Macapá prosseguem até sábado (28). Organizada pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) em parceria com Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), a campanha deste ano foca na prevenção de ciclistas.

Segundo o diretor-presidente da CTMac, André Lima, as ações buscarão a redução de acidentes envolvendo quem utiliza a bicicleta como meio de transporte.

Presidente da CTMac, André Lima, participou da ação inicial

“As pessoas aqui utilizam muito a bicicleta não só para o esporte, mas sim para o trabalho ou deixar o filho na escola e queremos sensibilizar essas pessoas a ter atitudes de prevenção. Pedestres e ciclistas são os mais frágeis no trânsito e comunicação é tudo, por isso, as ações de conscientização”, explicou.

Ele enfatizou, ainda, que é importante o condutor entender que manobras o ciclista e o pedestre querem fazer. Mas isto depende de gestos.

Crianças deram o exemplo para conscientizar motoristas

“Nós queremos que as pessoas identifiquem uma conversão à direita, ou à esquerda, momento que vai frear, e outras medidas de segurança, tudo isso de forma gestual. Além disso nós pretendemos fazer a distribuição de adesivos refletivos para que ciclistas possam ter a segurança noturna”, afirmou André.

Próximas ações

Audiência de instrução, com palestras e mostras de vídeos para conscientização/educação no trânsito

Dia: 23/09

Local: Fórum de Macapá

Hora: 8h às 12h

Performance de teatro no trânsito com a equipe de arte-educadores da CTMac

Dia: 24/09

Parceria: agentes mirins com a Escola Municipal Roraima

Local: Fórum de Macapá (Tribuna do Júri)

Hora: 9h às 13h

Audiências concentradas, com palestras e mostras de vídeos para conscientização/educação no trânsito

Dia: 25/09

Hora: 8h às 12h

Culto ecumênico

Dia: 26/09

Local: Fórum de Macapá

Hora: 8h

Audiências de instrução e julgamento, com palestras e mostras de vídeos para conscientização/educação no trânsito

Dia: 26/09

Hora: 8h às 12h

Passeio ciclístico

Dia: 28/09

Local: área de estacionamento da concha acústica do Araxá

Hora: 17h

Trajeto: Araxá até o Parque do Forte

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!