No Amapá, mais de 100 mil estudantes não usam carteira de meia-entrada, diz Uecsa

Apesar do recente lançamento da versão digital do documento, entidade estudantil explica vantagens na versão física da carteirinha
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Cerca de 120 mil estudantes que têm direito mas ainda não acessaram o benefício da meia-entrada no Amapá já podem emitir o documento, desde o início desta semana. A informação foi repassada pelo vice-presidente da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), Alex Farias.

Mesmo o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), assinando no último dia 6 de setembro uma Medida Provisória que criou uma carteirinha estudantil digital chamada de “ID Estudantil”, o documento no Amapá é físico. A Uecsa justifica o porquê.

Vice-presidente da Uecsa, Alex Farias: carteira é emitida em uma semana no Amapá. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Segundo Alex Farias, a ideia de Bolsonaro em lançar o documento digital não é algo em defesa dos estudantes, é simplesmente um confronto que ele faz contra as entidades estudantis nacionais que fazem protestos contra o governo por discordar de suas ideologias, o que acaba prejudicando outras entidades e os estudantes num modo geral.

“Ele [Bolsonaro] diz que o serviço será gratuito, mas não sabemos se de fato isso vai acontecer. A pessoa ainda terá que esperar de 90 a até 120 dias para se concretizar, depende do Congresso. É uma conjuntura de política nacional. No Amapá, a Uecsa não tem nenhum vínculo político e pode estar emitindo o documento em uma semana. Nos organizamos para que os estudantes tenham, de fato, direito ao benefício”, explicou Alex Farias.

Estudantes secundaristas e universitários têm direito ao benefício

Quem tem direito ao benefício?

No Amapá, qualquer estudante dos cursos de ensino presencial ou do ensino a distância (EAD), pode fazer a solicitação da Carteira de Estudante para garantir meia-entrada no acesso a cinemas, teatros, shows musicais, circos, eventos educativos e esportivos. Basta estar regularmente matriculado em uma destas modalidades de ensino: Infantil, Fundamental, Médio e Técnico, Cursos de graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado.

Como adquirir a carteira de estudante emitida pelas entidades UECSA/FEUNI?

As solicitações são recebidas pelas entidades através dos números (96) 99144-9001 ou (96) 99135-9589. Os estudantes devem seguir os seguintes passos:

1°) Preencher o formulário com seus dados pessoais.

2°) Anexar ao formulário uma declaração escolar, ou pedir o carimbo da instituição de ensino no campo solicitado no formulário.

Obs: você pode escolher uma das opções.

3°) Enviar uma foto digital tipo selfie no tamanho 3×4 para o Whatsapp (96) 99144-9001.

Obs: A carteira é impressa. Por esse motivo, a foto precisar ser enviada por Whatsapp (foto de preferência em um fundo branco ou cor clara, e nada tão poluído).

4°) Pagar a taxa para emissão no valor de R$ 15 (no local marcado pela coordenação).

A carteirinha será válida até maio de 2020.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!