Amapá tem 2 mil casos de malária a menos em 2019, aponta SVS

Resultado é o menor dos últimos 5 anos no mesmo período, de acordo com o monitoramento do órgão
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

No Amapá, foram registrados entre janeiro e outubro de 2019 um total de 2 mil casos a menos de malária do que no mesmo período do ano passado. É o que aponta o monitoramento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), divulgado nesta segunda-feira (25).

De acordo com a SVS, foram pouco mais de 10 mil casos registrados no ano de 2018. Já este ano, os casos confirmados da doença no estado caíram e chegaram a, aproximadamente, 8 mil (redução de 20%).

Prevenção: mais de 50 mil mosquiteiros foram instalados este ano em áreas rurais, segundo a SVS. Foto: Nathan Zahlouth/SVS

Nos últimos 5 anos, o resultado é o menor. Em 2017 foram 10,9 mil casos; no ano de 2016, o quantitativo chegou a 9,4 mil; e em 2015 ao total de 10,4 mil pessoas infectadas.

Segundo o órgão, a redução é resultado do reforço de ações de qualificação profissional, como capacitações, de educação em saúde, diagnóstico e tratamento.

Dorinaldo Malafaia (SVS): 14 áreas de garimpo estão recebendo ações com apoio do Estado

O superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, destacou o trabalho de instalação de cerca de 50 mil mosquiteiros impregnados com inseticidas, usado para o controle vetorial, e o desenvolvimento de ações em áreas de garimpo e comunidades indígenas. 

O gestor informou ainda que o desenvolvimento de ações contra a malária, no Amapá, continua em novembro e dezembro, com a ida a 14 regiões de garimpo onde atividades de prevenção, educação e tratamento estão sendo realizadas.

Foto de capa: Nathan Zahlouth/SVS

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!