Decisão que aprova contas do PSC abre caminho para “salvar” deputado

Tribunal entendeu que suspeitas sobre procuração não interferem na aprovação da prestação de contas de 2015
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) emitiu certidão do julgamento que, por unanimidade, aprovou ontem (27) as contas do Partido Social Cristão (PSC). Indiretamente, a decisão abre caminho para a manutenção do mandato do deputado estadual Zezinho Tupinambá em outra ação.

O PSC e o parlamentar enfrentam vários processos resultantes da eleição de 2018. Um deles, julgado ontem e que resultou na certidão, avaliou as pendências da prestação de contas do fundo partidário de 2015 do PSC.

O presidente do partido, Waldenor Guedes, denunciou que uma das procurações do processo de regularização do partido tinha uma assinatura dele falsificada. O caso também gerou uma ação de investigação eleitoral (Aime) que ainda está sendo julgada, e pode ser influenciada pela decisão de ontem do TRE, de acordo com entendimento de representantes do PSC. 

“É pouco provável que o tribunal reveja posicionamentos. Os magistrados decidiram que essa suposta fraude não oferece risco ao processo eleitoral. E que foi apenas um vício de representação”, ponderou o advogado do PSC, Ribanês Aguiar.

“Se não reflete no processo eleitoral, não vai refletir em outro”, acrescentou.

A ação de investigação eleitoral, que também ameaça o mandato de Tupinambá se a situação do PSC ficar irregular, começou a ser julgada no ano passado, mas foi interrompida por um pedido de vistas. O julgamento foi retomado também ontem.

Tupinambá também responde a um processo movido pelo Ministério Público Eleitoral por compra de votos. A denúncia sustenta que, na véspera da eleição, cabos eleitorais dele foram flagrados na zona norte de Macapá com listas de eleitores que pediam dinheiro e doação de botijões de gás.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!