Nova mortandade de peixes atinge Araguari

Espécies grandes e pequenas estão morrendo desde o início da semana. Movimento acusa atividade na Cachoeira Caldeirão
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Uma nova mortandade de peixes no Rio Araguari deixou dezenas de famílias preocupadas na região. As cenas foram registradas pelo Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), e levadas ao conhecimento do Ministério Público nesta quinta-feira (17). Assista

A morte dos peixes foi comunicada pelos próprios ribeirinhos. Os peixes de várias espécies estão aparecendo boiando no trecho entre a hidrelétrica Coaracy Nunes (Paredão) e a Cachoeira Caldeirão, no município de Ferreira Gomes, a 135 km de Macapá.

De acordo com o MAB, os moradores da Comunidade do Caldeirão estão relatando que os peixes começaram a aparecer mortos no último dia 13 (segunda-feira), num episódio que continuou nos dias seguintes até ontem.

Nas imagens, é possível ver peixes grandes, como o pacu branco, e espécies como branquinha, aracu, piranha preta, acará e jacundá, entre outros.

Peixes grandes…

…de várias espécies. Fotos: MAB/Divulgação

O MAB argumenta que o episódio, que costumava ocorrer entre os meses de janeiro e fevereiro, agrava ainda mais o problema social da região. Nos últimos anos, a entidade tem responsabilizado a empresa.  

“São aproximadamente 65 famílias penalizadas. Desde quando a Cacheira Caldeirão recebeu a licença para operar, todos os anos morrem peixes. Documentamos e vamos protocolar no Ministério Público Federal e Estadual. Não tem nem peixe para se alimentar, e a hidrelétrica está matando os poucos peixes que ainda tem lá”, acusou o presidente do MAB, Moroni Guimarães.

Funcionários estariam recolhendo os peixes mortos: “Se não rio ficaria podre”

Segundo ele, moradores relatam que funcionários da Cachoeira Caldeirão têm sido vistos recolhendo os peixes mortos.

“São dois funcionários da empresa recolhendo peixes. Ontem (16) eles passaram mais de duas horas em frente ao terreno de um morador. Se não fizerem isso, o rio fica podre pela quantidade de peixes mortos”, frisou. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!