Lockdown é prorrogado no Amapá

Decisão foi tomada porque lockdown surtiu efeitos, diz governo
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), prorrogou por mais cinco dias o período de lockdown em todo o Estado com apoio do prefeito de Macapá, Clécio Luís (Rede). A avaliação é de que a experiência conseguiu reduzir a pressão sobre a rede pública de saúde. Veja o vídeo onde o governador fala a respeito

O decreto foi assinado no início da noite desta quinta-feira (28), estendendo o fechamento mais ampliado até a próxima terça-feira (2 de junho). O primeiro lockdown de 10 dias começou a valer no último dia 19 e terminaria amanhã (29). 

Com base na evolução média da pandemia, a equipe de crise que embasa as decisões do governo fez cálculos matemáticos e concluiu que o fechamento mais rígido surtiu efeitos.

A taxa de resultados positivos de exames baixou 75% para 66% durante o lockdown. Hoje, o Amapá registrou mais de 8 mil casos com 193 mortes, mas, segundo cálculos da equipe, seriam 24 mil sem a quarentena que começou no dia 19 de março. A estimativa é de que 300 mortes foram evitadas. 

Equipe avaliou que houve redução da pressão na rede pública. Fotos: Arquivo SN

Outro dado levantado pela equipe revelou que 81,6% dos leitos dos centros de covid estão ocupados. Desse total, 93% dos leitos de UTI possuem pacientes em estado grave.

Com a renovação do decreto por mais cinco dias, fica mantido o sistema de rodízio de veículos por placas e as demais restrições como atividades comerciais, religiosas e esportivas.

No entanto, o governo vem avançando na discussão com o setor privado sobre a reabertura gradual do comércio e retomada das mais atividades, com restrições.   

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!