Inelegível, Gilvam lança pré-candidatura à prefeitura de Macapá

Gilvam ao lançar pré-candidatura no programa O Debate: Ele, Waldez e Papaléo foram condenados pelo colegiado do TRE e tiveram os direitos políticos suspensos
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O ex-senador Gilvam Borges (MDB) anunciou que pretende disputar a prefeitura de Macapá nas eleições deste ano, marcadas para 15 e 29 de novembro, por conta da pandemia. No entanto, Gilvam terá primeiro que tentar reverter sua condição de inelegível.

Em fevereiro de 2019, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) publicou acórdão com a decisão que condenou ele e mais 19 pessoas, incluindo o atual governador Waldez Góes (PDT), o ex-vice Papaléo Paes, além de comunicadores e dois jornais impressos.

Foi numa ação de investigação eleitoral movida pela coligação “Frente Popular”, formada pelo PSB, PT, Psol e PCdoB. Na ação, a coligação acusou o grupo de abuso dos meios de comunicação com o objetivo de desgastar a imagem do então governador Camilo Capiberibe (PSB), que tentava a reeleição em 2014.

Camilo passou para o segundo turno, mas acabou sendo derrotado por Waldez Góes (PDT), que alcançava o 3º mandato.

Waldez e Papaléo venceram no segundo turno com apoio de Gilvam…

…mas foi processo por Camilo Capiberibe: desgaste da imagem. Fotos: Arquivo SN

Gilvam em entrevista aos jornalistas Sílvio Sousa e Jeferson Fassi: “sou candidatíssimo”

No processo, todos os réus apresentaram defesa negando as acusações. Os comunicadores, por exemplo, informaram que as pesquisas divulgadas, à época, obedeceram todas as normas eleitorais. Waldez e Papaléo argumentaram que existe liberdade de expressão, e que o homem público está sujeito a críticas. A condenação ocorreu por unanimidade.

Gilvam, Waldez e Papaléo passaram a ter os direitos políticos suspensos por oito anos. Papaléo Paes morreu em junho passado, vítima da covid-19, mas estava recorrendo da decisão assim como o restante do grupo.

Na semana passada, no programa O Debate, transmitido exclusivamente nas redes sociais pelos jornalistas Sílvio Souza e Jeferson Fassi, Gilvam confirmou a pré-candidatura, mesmo estando inelegível.

“Minha palavra não volta atrás, sou candidatíssimo”, disse ele, afirmando também que o partido terá candidaturas majoritárias em todos os municípios alinhadas com a candidatura dele na capital. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!