Waldez avisa que reabertura de escolas depende de resultados da flexibilização

Foi durante reunião com gestores da educação, que anunciaram parceria com a TV para transmissão de aulas remotas. Foto: Márcio Pinheiro/Secom
Compartilhamentos

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), anunciou que o boletim epidemiológico da próxima segunda-feira (13), que vai espelhar os resultados das medidas de flexibilização, é que vai embasar os próximos passos do plano de retorno das aulas presenciais.

As aulas presenciais estão suspensas desde o dia 20 de março, quando foi registrado o primeiro caso de covid-19 no Estado. Desde então, o Amapá registrou 30.524 casos confirmados de covid-19 (até ontem, 9), com 462 mortes.

Há cerca de 10 dias, a prefeitura de Macapá e outros municípios decidiram flexibilizar as medidas de isolamento e vários segmentos foram autorizados a retomar as atividades, especialmente o comércio, mas desde que sigam normas sanitárias rígidas.

Ontem, Waldez se reuniu com os gestores da educação e o gabinete civil para avaliar o cenário antes de uma decisão sobre o retorno das aulas presenciais. A Seed fez uma consulta pública e divulgou que 86% dos alunos tiveram acesso às aulas não-presenciais.

Cidade de Macapá teve vários segmentos retomados. Foto: Seles Nafes Arquivo SN

Escolas estão fechadas desde o dia 20 de março. Foto: Arquivo SN

A secretaria montou um plano com diretrizes de ensino e protocolos de sanitários para o retorno, independentemente da data. Todas as escolas deverão disponibilizar equipamentos de segurança, como máscaras e protetores faciais, uso de garrafinhas para o consumo de água, adaptação das salas de aula.

“Teremos uma nova avaliação. Precisamos ter cautela na tomada de decisões, porém, temos que estar preparados para a volta ao novo normal. Por isso, estamos nesse processo de construção para encontrar a melhor alternativa para a retomada”, disse Waldez Góes.

A secretária de Educação, Goreth Souza, informou que uma parceria com a TV Assembleia vai viabilizar a transmissão de aulas retomas.

“Adotamos diversas metodologias para que o aluno tenha acesso as aulas e estamos trabalhando de forma colaborativa e participativa. Temos estratégias para a retomada gradual presencial ou híbrida. São diversas possibilidades que estamos estudando para minimizar os impactos ocasionados pela pandemia na educação”, comentou a secretária.

A da TV, a Seed pretende continuar utilizando o portal Aprendizagem em Casa e Escola Virtual, além de lives e outras ferramentas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!