Abandonado quando criança, médico se torna ‘herói’ de enfermos no Amapá

Jacó Barriga Paes sai de casa, em Macapá, todos os dias e percorrer 105 quilômetros para atender seus pacientes no município de Porto Grande.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Olhar para os seus pacientes além da patologia, entender cada aflição, procurar responder a todas as necessidades de forma clara e humana. Assim é o trabalho do clínico geral Jacó Barriga Paes, de 39 anos.

Na última semana, a foto do médico amapaense dentro de uma mata fechada ajudando a socorrer um paciente idoso para o hospital na sede do município de Porto Grande, no interior do Amapá, em um dia normal de trabalho, viralizou nas redes sociais.

Dr. Jacó atende os pacientes diariamente nas suas residências, Fotos: Arquivo Pessoal e Redes Sociais

O que poucos sabem é que por trás do registro existe uma história de luta e superação deste profissional.

Drama

Jacó enfrenta dificuldades desde criança, devido à separação de seus pais. Sua mãe biológica lhe abandou aos 2 anos. Parecia que não tinha como piorar, mas o pai decidiu lhe entregar aos seus tios, que lhe criaram. A infância foi rigorosa e de muito trabalho doméstico.

Ao relembrar, Jacó detalha que desde quando começou a estudar, foi discriminado e visto como uma pessoa perdedora. Ele lembra que ouvia palavras como: ‘nunca conseguirá terminar seu curso’.

Dr Jacó nunca falta às ações de saúde em Porto Grande, onde é visto como herói pela população

“Me zombavam e me humilhavam, mas não desisti. Quis vencer”, relembra o médico.

Sonho realizado

Decidido, o jovem saiu do Amapá. Sonhador, começou a cursar medicina na Bolívia em 2010. Lá, viveu de doações e conseguiu se formar em 2017. Agora, está se especializando para atuar também como médico de saúde da Família.

Em abril de 2019, passou a atuar no município de Porto Grande. Todos os dias acorda quando o sol ainda nem raiou e sai de Macapá, onde reside, e percorre 105 quilômetros até a cidade onde trabalha para tentar oferecer dignidade para seus pacientes.

Todos os dias, o médico sai de Macapá, onde reside, e percorre 105 quilômetros até Porto Grande…

… onde trabalha para tentar oferecer dignidade para seus pacientes

Foi lá que, recentemente, um senhor bastante debilitado passou mal, mas ninguém ia até sua casa, por conta do difícil acesso. Nem a ambulância conseguia chegar até o local.

Jacó decidiu ir com sua equipe na mata e ajudar o enfermo. O resgate foi feito na área rural do Km-138, da Rodovia Perimetral Norte, com uma maca improvisada com madeira e uma rede. A cena ganhou a web. Todo esforço foi válido e o idoso agora se recupera bem melhor.

Outro atendimento que ficou marcado em sua carreira foi um parto inesperado. Uma paciente de alto risco ia para o hospital numa ambulância, prestes a dar a luz. Mas, o bebê precisava nascer urgente, para preservar mãe e criança.

Um atendimento que ficou marcado em sua carreira foi um parto inesperado, no qual…

… mesmo o lugar não tendo suporte e equipamentos adequados, ele salvou as duas vidas

Por sorte, Jacó estava nesta comunidade rural. Mesmo o lugar não tendo suporte e equipamentos adequados, ele fez o parto e salvou as duas vidas.

“Gratificante é você ver que faz a diferença, de que você é útil na vida do seu próximo. Ver o sorriso dos meus pacientes satisfeitos com o resultado do meu trabalho é saber que sou usado por Deus para curar, tratar, salvar, cuidar e consolar as pessoas”, orgulha-se Jacó.

Finalizando o bate-papo, o médico enfatizou sobre melhorias para a profissão.

Dr. Jacó não mede esforços para fazer o que ama: salvar vidas

“Peço mais respeito para conosco, mais valor e suporte. E dizer que, independentemente onde você se forma, a anatomia, a fisiologia, a farmacologia e semiologia, é única. Portanto, ninguém é melhor que ninguém, independente tua situação financeira ou status. Reflita e valorize”, concluiu o médico, agora conhecido por não medir esforços para exercer o que ama: salvar vidas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!