Colonoscopia: saiba como agendar exame no HCAL

Procedimento ajuda a identificar doenças como úlceras, colite, câncer colorretal e síndrome do intestino irritável pode ser feito no hospital público em Macapá.
Compartilhamentos

Fundamental para identificar doenças relacionadas aos aparelhos digestivo e intestinal, o exame de colonoscopia é gratuito e pode ser agendado no Hospital das Clínicas Alberto Lima (Hcal), no Centro de Macapá.

Pessoas que possuem sintomas como dor abdominal, desconforto, mudança do padrão ou sangramento nas fezes, perda de peso inexplicável podem sofrer de doenças que são identificadas pelo procedimento, como explica a responsável técnica do setor de Imagem, Juliene da Silva.

“O exame é indicado para fazer um estudo do intestino grosso ou do reto, para pesquisas de infecções, tumores, pólipos e doenças associadas”, afirmou a técnica.

Ela exemplifica que a colonoscopia já ajudou a diagnosticar doenças como úlceras, colite, câncer colorretal, pólipos intestinais, doença de Crohn, retite ou síndrome do intestino irritável, entre outras.

É recomendado que um dia antes do exame o paciente tenha uma alimentação leve e líquida, pois, o ideal é que o intestino esteja sem resíduos para que as imagens obtidas sejam nítidas.

“O exame é considerado invasivo e que precisa de um preparo específico, como também a interrupção de algumas medicações, principalmente anticoagulantes e medicações para pacientes diabéticos”, explicou Juliene.

Para ter acesso ao exame, o paciente deve levar RG, CPF, comprovante de residência e, principalmente, a solicitação/encaminhamento de procedimento ambulatorial.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!