Amapá convoca servidores para Censo Previdenciário

Atualização de dados de servidores estaduais deve ampliar políticas públicas aos aposentados
Compartilhamentos

Por IAGO FONSECA

Cerca de 36 mil servidores públicos do Amapá poderão atualizar informações cadastrais no regime de previdência estadual, a Amapá Previdência (Amprev), a partir de 16 de outubro. O Censo Previdenciário 2023 foi lançado nesta quinta-feira (31) pelo governo.

O levantamento busca criar uma base de dados para avaliações de risco econômico, atualização de segurados e adoção de políticas públicas aos servidores, ativos e inativos, civis e militares dos órgãos que compõem os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como aposentados e pensionistas já registrados.

Servidor público há 29 anos, o engenheiro civil Giovani Fonseca, de 58 anos, acredita que a atualização de dados possibilita um preparo dos servidores ativos para o momento da aposentadoria, com a antecipação dos documentos necessários para o cadastro.

“O censo mostra que você existe para a previdência e aí ela pode dar para gente a segurança que buscamos com anos de trabalho. É a garantia de recebimento desse dinheiro que é investimento nosso”, comenta o engenheiro.

Giovani Fonseca: “É a garantia de recebimento desse dinheiro que é investimento nosso”

Lançamento da pesquisa ocorreu no Palácio do Setentrião. Fotos: Iago Fonseca/SN

O censo será obrigatório para todos os trabalhadores, com início das coletas de informações previsto para 16 de outubro, de forma presencial ou virtual, quando a Amprev terá definido a empresa que fará os procedimentos.

“Vamos ter a dimensão necessária para podermos estabelecer e continuar a salvaguarda dos recursos previdenciários, mas para isso precisamos conhecer quantos somos, quem somos e aí definir e fazer as entregas necessárias para os planejamentos”, afirmou o diretor da Amprev, Jocildo Lemos.

O decreto que institui o programa, assinado nesta manhã, estabelece normas para realização. Com o termo de referência, o órgão será feito o processo licitatório para homologar a empresa que fará o levantamento.

Governador do Amapá, Clécio Luís

Cada servidor terá um levantamento individual para produzir um quadro geral detalhado para melhorias no regime de aposentadoria, segundo o governador do Amapá, Clécio Luís (SD). 

“Os primeiros concursos públicos foram em 1992 e haverá uma leva muito maior de servidores que irão se aposentar daqui para frente. Precisamos ter uma visão mais clara, para termos um trato melhor dessas informações e para atingirmos certificações fundamentais para uma previdência mais segura”, concluiu o governante.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!