Estiagem recorde faz Tartarugal decretar situação de emergência

Rio Tartarugalzinho está irreconhecível. Fotos: Divulgação
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

A estiagem severa e a baixa dos rios da região obrigaram a prefeitura de Tartarugalzinho, município a 222 km de Macapá, a decretar situação de emergência. O decreto foi assinado nesta sexta-feira (13) pelo prefeito Bruno Mineiro (UB).

Entre as principais preocupações estão os incêndios e o abastecimento de água da população. A seca fez aparecer o leito do Rio Tartarugalzinho e mudou totalmente o cenário na orla da cidade.

De acordo com a prefeitura, a seca tem desencadeado incêndios que ameaçam a vegetação local, colocando em risco a fauna e a flora da região.

A prefeitura anunciou um pacote de medidas para atenuar o sofrimento da população, como a distribuição de água em caminhões-pipa.

A expectativa é de que com a assinatura do decreto de situação de emergência, o município tenha mais facilidade para acessar recursos e programas de assistência dos governos federais e estadual.

Prefeito com equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal. Foto: Anax Viana

Leito apareceu na orla de Tartarugalzinho

Prefeito assina decreto de situação de emergência

“Estamos trabalhando incansavelmente para garantir que nossa comunidade tenha acesso à água e aos recursos necessários para enfrentar essa situação. A assinatura do decreto de situação de emergência é um passo crucial para recebermos o apoio necessário e proteger nossa população”, avaliou o prefeito Bruno Mineiro.

Equipes das defesas civis estadual e municipal estão monitorando a situação.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!