Cheia do Rio Jari começa a atingir as primeiras casas

Compartilhamentos

Uma equipe da Defesa Civil do Estado viaja na manhã da próxima quinta-feira, 3, para os municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari. A ideia é avaliar as áreas que receberam alerta de enchente e fazer um levantamento dos locais que podem receber desabrigados, além de planejar o controle de doenças como a leptospirose, muito comum em área alagadas. A água começou a chegar nas primeiras casas, no bairro das Malvinas.

A região do Jari tem cerca de 60 mil habitantes, segundo o IBGE. Em Laranjal do Jari moram 43 mil pessoas, e 13 mil em Vitória. De acordo com o coordenador da Defesa Civil no Estado, coronel Jerrilson Oliveira, as fortes chuvas que ocorreram na madrugada de segunda-feira, 31, proporcionaram uma grande elevação do rio, que já atingiu de forma parcial o bairro das Malvinas, em Laranjal do Jari. “Na última vez que recebemos o boletim da nossa equipe permanente na área, foi informado que em Vitória o rio já subiu 1,80 metro e em Laranjal 1,60 metro. Fato que fez a Defesa Civil anunciar um alerta aos moradores”, comentou. 

O temor é que a elevação chegue a 1,90 metro, nível considerado alarmante e que pode deixar várias áreas para o fundo. Prevendo o pior, técnicos da Defesa Civil começaram a mapear locais que podem receber famílias caso o rio atinja vários bairros simultaneamente.

A última enchente ocorreu em 2010. Mais de 3 mil pessoas tiveram que sair de suas casas

A última enchente ocorreu em 2010. Mais de 3 mil pessoas tiveram que sair de suas casas

A última enchente foi registrada em 2010. Na época mais de 3 mil pessoas ficaram desabrigadas. “Essa situação é anunciada de quatro em quatro anos, devido à influência da chuva nas cabeceiras dos rios, e como a última enchente aconteceu em 2010, nesse ano já estamos prevendo alagamentos”, acrescentou o coronel.

A equipe que chega nesta quinta-feira na região já vai preparada para remover as primeiras famílias, caso seja necessário. Só na segunda-feira, 6, a Defesa terá um relatório completo sobre a situação das áreas.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!