Guarda Municipal trava “guerra” contra o cerol; mas tá difícil

Compartilhamentos

No primeiro fim de semana do Macapá Verão, a Guarda Municipal apreendeu nos balneários da cidade mais de 70 latas de linhas com cerol. O uso dessa mistura de vidro com cola é uma prática proibida pela lei 1455/2005, mas que ainda é muito comum nos balneários e ruas da cidade nessa época do ano. Os guardas apreenderam materiais cortantes e garrafas de vidro, usados na produção do cerol.

A medida faz parte das ações de policiamento preventivo que é uma prioridade da Guarda Municipal em Macapá. “Como a lei do cerol ainda não está regulamentada, o único procedimento que podemos realizar é a de prevenção, retirando esses materiais das ruas para evitar que pessoas se machuquem. Ainda não tivemos nenhuma notificação sobre pessoas feridas, por isso temos que continuar a prevenção”, enfatizou o diretor de operações da Guarda Municipal, inspetor Edson Abreu.

Inspetor Edson Abreu: por enquanto sem notificações de pessoas feridas. Foto: Anderson Calandrini

Inspetor Edson Abreu: por enquanto, sem notificações de pessoas feridas. Foto: Anderson Calandrini

A Guarda Municipal também está amparada pela portaria 007 do Juizado da Infância e Adolescente, que proíbe a brincadeira de pipa em ruas e áreas com grande movimentação. Para essa prática são destinadas as praças e campos de futebol. “Com essa determinação podemos ser um pouco mais rígidos nas cobranças, pois quando nos deparamos com crianças e adolescentes soltando pipas na rua, temos respaldo para levar todo o material e conversar com os pais”, acrescentou o Inspetor.A portaria do Juizado ainda prevê punições em caso de reincidência. Nesses casos, os menores são encaminhados ao Juizado e os pais terão que responder diante do juiz.

As ações também restringem a presença de garrafas de vidro em áreas com aglomerações de pessoas, pois o material pode ser transformado em arma em momentos de desentendimento. Nesses casos a guarda pede a substituição do liquido para garrafas pets e recolhe o material de vidro. As ações continuam até o fim do Macapá Verão, quando também termina o período de férias e a temporada de papagaios.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!