Prazo para vacinar gado termina na segunda, 15

Compartilhamentos

Os pecuaristas do Amapá têm que ficar atentos ao último dia do prazo para efetuarem a vacinação do seu rebanho. O prazo final para aplicação da vacina contra a febre aftosa termina na segunda-feira, 15. Até o momento cerca de 280 mil cabeças de gado já foram vacinadas, de um total de pouco mais de 322 mil. O prazo para declarar a vacinação finaliza no dia 30 deste mês.

Segundo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), mais uma vez o Amapá busca vacinar 100% do seu rebanho e passar a ser considerado uma zona de médio risco para a doença. “Ainda somos uma zona de alto risco, fato que nos impede, por exemplo, de firmarmos relações comerciais de exportação da carne produzida no Estado. Mas com a ajuda dos pecuaristas poderemos mudar essa realidade”, afirmou o diretor de Inspeção Agropecuária da Diagro, Newton Quintas.

De acordo com um balanço feito pela Diagro, cerca de 300 mil vacinas já foram vendidas, mas apenas 280 pecuaristas formalizaram a confirmação de vacinação. “A campanha, iniciada no dia 1º de novembro, já contabiliza mais vendas de vacinas do que declarações. Com isso esperamos superar os números de 2013, quando 87,6% do rebanho foi vacinado, o que representa 282 mil animais”, acrescentou o diretor.

Por conta dessa porcentagem o Amapá continuou sem o direito de comercializar búfalos, mesmo sendo o segundo maior produtor do Brasil. Um potencial não explorado no mercado por conta o risco alto de contaminação pela aftosa. A vacinação é obrigatória e caso a medida não seja cumprida o proprietário pode pagar multa de R$ 67,50 por animal não vacinado e R$ 40,50 para quem vacinar e não declarar a vacinação. Além disso, o produtor impedido de transitar livremente com seu gado, comercializar ou participar de exposições.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!