Compartilhamentos

Desde esta quinta-feira, 24, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Amapá realiza a Operação Semana Santa nas BRs 210 e 156. O objetivo de garantir a segurança dos usuários nas rodovias federais que estão registrando aumento de fluxo acima do espero neste início de feriado prolongado.

A operação vai se concentrar no excesso de velocidade, alcoolemia, uso inadequado do cinto de segurança e as ultrapassagens indevidas. Veículos pesados estarão proibidos de circular em certo horário do dia. A operação vai até a meia-noite de domingo, 27.

O planejamento da operação levou em consideração análise de dados estatísticos com foco no comportamento dos motoristas e nas características dos acidentes considerados graves, ou seja, acidentes fatais ou com vítimas feridas gravemente.

Veículo transportava cinco pessoas na carroceria. Fotos: André Silva

Veículo transportava cinco pessoas na carroceria. Fotos: André Silva

Essas análises permitiram a otimização dos recursos humanos e materiais que serão usados em pontos e horários críticos.

Durante a reportagem os policiais pararam uma picape Fiorino que transportava 5 pessoas na carroceria e três dentro da cabine do veículo. Transporte de pessoas na carroceria é proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito. Os sete homens passaram por revista, foram liberados e o motorista recebeu multa.

O inspetor Martel disse que a operação visa evitar acidentes e incidentes. Segundo ele, os policiais não esperavam um fluxo grande de veículos como está havendo.

Motorista recebeu multa

Motorista recebeu multa

“Na manhã foram muitos veículos que se deslocaram para o interior e esperamos que muitos também passem por aqui ainda nessa tarde. A gente tenta orientar o motorista através de campanhas educativas para prevenir prejuízos não para nós, mas para eles. A gente pede que o motorista faça uma revisão em seu carro e tome cuidado com esse período chuvoso”, orienta o inspetor.

Ele lembra que como acontece em todos os feriados prolongados, o tráfego de veículos grandes como carretas bi trens e outros que tenham mais de uma combinação terão restrição nos trechos de pista simples em determinados dias e horários.

Nos dias e horários de maior movimento, esses veículos não poderão transitar, independentemente de estarem descarregados ou possuírem Autorização Especial de Trânsito. O descumprimento desta proibição constitui infração de trânsito prevista no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro. A  multa para quem descumprir a lei é de R$ 85,13.

Confira datas e horários de restrição:
24/03/2016 – (quinta-feira) – 16h às 24h
25/03/2016 – (sexta-feira) – 06h às 12h
27/03/2016 – (domingo) – 16h às 24h

Dicas de trânsito para uma viagem segura

Faça uma revisão atenta no veículo antes de viajar. Verifique principalmente pneus (inclusive o estepe), palhetas dos limpadores de para-brisa e itens de iluminação e sinalização;

Planeje a viagem, lembre-se de programar paradas em locais adequados para alimentação, abastecimento e descanso;

Mantenha a atenção na rodovia; Respeite a sinalização e os limites de velocidade, eles existem para proteger a sua vida;

Para se tornar mais visível para os demais condutores, mantenha sempre os faróis ligados;

Não ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento. Isso pode confundir os outros motoristas e causar um acidente;

Aumente a distância do veículo à frente e diminua a velocidade.

Compartilhamentos