Compartilhamentos

de Oiapoque, HUMBERTO BAÍA

Em Oiapoque, município localizado a 590 quilômetros de Macapá, a posse dos eleitos foi feita à luz de velas. A cidade passa a ser dirigida por Maria Orlanda Marques Garcia (PSDB).

A solenidade foi realizada neste domingo, 1º, no ginásio da Escola Joaquim Nabuco. “Pretinha”, como gosta de ser chamada pelos moradores, assumirá o cargo com a missão de finalizar a praça Ecildo Crescêncio (em obra há 8 anos), e tirar a prefeitura da inadimplência.

“Durante o último governo, o gestor não fez nenhum convênio e não existe nenhum projeto em andamento que possamos seguir. Temos que começar do zero mesmo”, disse Maria Orlanda.  

Prefeita Maria Orlanda e o vice, Erlis Karipunas (REDE)

Prefeita Maria Orlanda e o vice, Erlis Karipunas (REDE)

O sistema de saneamento básico de Oiapoque custou as cofres públicos R$ 16 milhões, mas apenas um terço das obras foi executado. Milhões de reais em materiais estão no tempo e já apresentam sinais de deterioração.

Em 2012, o então prefeito Aguinaldo Rocha foi preso por liberar parcelas da obra sem execução do serviço.

Vereadores eleitos em outubro também tomaram posse

Vereadores eleitos em outubro também tomaram posse

O novo presidente da Câmara de Vereadores é José Nazareno Rodrigues (PROS), que logo depois da cerimônia de eleição da mesa deu posse à nova prefeita. A solenidade durou 5 horas.

Durante todo o domingo, Oiapoque ficou sem energia elétrica.

Uma breve restrospectiva

Eleito em 2012, Miguel Caetano (PDT), na época no PSB, era a grande promessa  política para Oiapoque. Começou o mandato indicando o presidente da Câmara de Vereadores sem eleição. Miguel Caetano tinha a maioria dos parlamentares como aliado.

Tudo ia bem, mas, três meses depois, cinco dos 12 secretários, que eram tidos como os homens de confiança, promoveram aumento de salário sem autorização Câmara.

Com o escândalo, o prefeito exonerou os secretários, e sem quadros ele teve dificuldades para substitui-los. E o rodízio foi grande na equipe. Só na Educação foram 5 secretários. Até a vice-prefeita, Maria da Luz, sentou na cadeira de secretária e não deu certo.

Prefeito Miguel Caetano compareceu para repassar a faixa

Prefeito Miguel Caetano compareceu para repassar a faixa

oiapoque-4

José Nazareno Rodrigues (PROS) é o novo presidente da Câmara de Oiapoque

Um dos gargalos de Oiapoque é a execução da obra da Praça Ecildo Crescêncio. Miguel Caetano não conseguiu finalizar, mas terminou a reforma da Escola Rui Lobo, abriu o ramal da Vila Vitória, e construiu a Escola Preparatória Criança Feliz, obra que está sendo investigada pelo Ministério Público por falta de licitação)

O prefeito Miguel Caetano deixou o cargo com os salários dos servidores municipais em dia.

Compartilhamentos